Kabaka Pyramid
Foto: Divulgação

Kabaka Pyramid é mais um fenômeno vindo de um país que não para de revelar talentos com forte sensibilidade e espiritualidade, voltando sua arte para o amor universal. Estamos falando, é claro, do Reggae da Jamaica.

O artista estourou mundialmente em 2015 com o hit “Well Done”, e em seguida lançou a mixtape Accurate em parceria com o renomado grupo de música eletrônica Major Lazer.

O álbum de estreia de Kabaka Pyramid, Kontraband, veio em 2018, seguido de uma turnê de 30 shows pelos Estados Unidos ao lado de ninguém menos que Damian Marley.

O disco mais recente, Victory Rock Riddim (2021), fez com que ele se tornasse uma referência da mistura do Reggae com o Hip-Hop e o Dancehall, sempre com letras e mensagens poderosas.

A pedido do Tenho Mais Discos Que Amigos!, Kabaka Pyramid elegeu 5 discos essenciais do Reggae para quem quer conhecer ou se aprofundar no estilo.

A lista passa pelo parceiro Damian, por outro herdeiro da lenda Bob Marley, Stephen Marley, e nomes clássicos e contemporâneos como Buju Banton e Sizzla. Confira abaixo!

5 discos essenciais do Reggae, por Kabaka Pyramid

Sizzla – Praise Ye Jah

As músicas deste álbum deram início à minha jornada Rastafari e colocaram Sizzla em uma categoria única na minha mente. O espírito em sua música na época em que vivemos é incomparável, na minha opinião.

Buju Banton – Til Shiloh

Eu ouvia esse álbum várias e várias vezes com meu pai e estudava todas as letras de cada música. Um disco magistral e histórico para o Reggae, com hits demais pra citar um só. A produção também é muito única, sem muitos malabarismos, então sempre se destacou dos outros.

Sizzla – Da Real Thing

O maior álbum desse artista, sem dúvidas. Todas as músicas foram sucesso e dominaram os bailes e estações de rádio por toda a ilha. Elas tiveram apelo com todos os públicos, porque ele deixou de falar apenas para os militantes Rastafari. O produtor Bobby Digital foi primoroso do início ao fim. É verdadeiramente uma referência para o Reggae da minha geração.

Damian Marley – Half Way Tree

Esse disco é como a ‘planta-base’ para a minha música. É a fusão perfeita do Dancehall com o Hip-Hop, nas letras e na produção. Músicas como ‘It Was Written’ e ‘Still Searching’ definiram o final da minha adolescência. Eu não saía de uma festa até ouvir essas canções tocarem.

Stephen Marley – Mind Control

Mais uma vez, uma ‘planta-base’. Desta vez, mais de um ponto de vista da sonoridade, embora o aspecto lírico seja profundo e penetrante. ‘Ragga’ faz o Reggae soar como Hip-Hop, e o Hip-Hop soar como Reggae de uma forma extremamente orgânica e agradável ao ouvido. É um ponto de referência para tudo o que faço.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!