Projeto amplia discussão sobre direitos autorais no Brasil
Reprodução / Twitter

Um novo projeto foi criado com o intuito de ampliar os debates sobre a democratização de acesso à informação e sobre as leis que garantem aos autores direitos sobre suas obras intelectuais.

O REMIX – Direito Autoral Pra Geral discute direitos autorais a partir de diferentes perspectivas através de vídeos com depoimentos de personalidades acadêmicas, artistas e agentes do mercado e de criação de conteúdos.

Mariana Valente, diretora da InternetLab – uma das instituições fundadoras do projeto – explicou em um comunicado à imprensa uma das razões pelas quais a iniciativa foi criada:

Embora seja relevante, este tópico é complexo e tem muitas camadas, o que, por muitas vezes, distancia a sociedade em geral da discussão. Neste sentido, o projeto chega para mostrar que os direitos autorais não devem ser construídos apenas por quem trabalha diretamente com o assunto, mas pelo conjunto da sociedade, uma vez que isso acaba por impactar a rotina de lazer, trabalho e formação acadêmica de todos nós.

Projeto discute direitos autorais no Brasil

O REMIX disponibilizou uma série de seis vídeos que desenvolvem os pontos-chave do direito autoral no Brasil.

Os episódios abordam temas como domínio público, legislação de direitos autorais e educação, direitos na música, acesso à informação para pessoas com deficiência, uso criativo de obras e a relação entre artistas e criadores e empresas.

Através da plataforma do projeto, você tem acesso aos vídeos “Obra de Geral”, “Educação Pra Geral”, “Da vitrola aos bits”, “Voz para Geral”, “Autores e criadores empoderados” e “Acessibilidade pra geral”.

O projeto destaca que o terceiro material citado acima, “Da vitrola aos bits”, explica a importância do direito ao empréstimo e repasse de obras para o acúmulo de conhecimento e como ele não está garantido com o advento do suporte digital, que restringe a criação, a propagação de informações e novas criações.

Já o vídeo que encerra a série, “Acessibilidade pra geral”, reflete sobre o acesso à informação, educação e cultura para pessoas com deficiência e sobre a necessidade de adaptações de obras para formatos específicos que atendam às demandas distintas desse grupo, estimado em 25% da população brasileira.

Confira os vídeos e saiba mais detalhes sobre o REMIX clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!