Facebook
Foto via Shutterstock

A manhã desta quarta-feira (24) não começou muito tranquila para a equipe do Facebook.

Isso porque usuários da rede social relataram que, ao entrarem em suas contas, se depararam com várias publicações estranhas no feed de notícias. O problema técnico supostamente estava relacionado ao sistema que decide automaticamente quais postagens serão exibidas na página principal de cada perfil.

O The Independent informa que o bug permitiu que qualquer comentário na página de uma celebridade fosse enviado para o feed de pessoas que a seguem.

Apesar de ser permitido que qualquer usuário do Facebook poste um comentário na página de um famoso, normalmente, essas mensagens são filtradas pelo algoritmo, o que significa que o feed de notícias vai receber as postagens das celebridades, mas não de seus seguidores.

Ao que tudo indica, esta foi a falha no sistema da rede social e acabou tornando a plataforma praticamente inutilizável para aqueles que gostariam de acompanhar as publicações de seus amigos ou de suas páginas favoritas.

Falha no sistema do Facebook

Enquanto alguns usuários apontaram que este tipo de problema é um sinal de que o Facebook está em sua reta final, outros não perderam a oportunidade de publicar memes e enviar spam para os feeds de desconhecidos.

Uma imagem que viralizou durante as horas de caos foi a foto de um sanduíche de peito de peru com a legenda:

Se você ver isso, compartilhe com outra página de celebridades no Facebook, mantenha o sanduíche de peru em movimento.

Outros posts enviados com frequência foram de usuários que tentaram impulsionar seus projetos pessoais de criptomoeda, além de outras publicações com tons mais bizarros para assustar usuários da rede social.

Invasão hacker não deve ter sido a causa

No Twitter, alguns internautas apontaram que o Facebook pode ter sido invadido, mas não houve nenhum indicio de que o problema não fosse culpa da própria plataforma.

O site de rastreamento Down Detector mostrou inúmeros relatórios de problemas com usuários do mundo todo contando ter tido problemas com a rede social.

Mais tarde, o porta-voz do Meta, Alexandre Voica, não entrou em detalhes mas disse em sua conta do Twitter que a culpa do bug foi de uma “mudança de configuração” e apontou que o problema já havia sido resolvido. Ele escreveu:

Hoje cedo, uma mudança de configuração fez com que algumas pessoas tivessem problemas com o feed do Facebook. Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos que foram impactados e pedimos desculpas por qualquer inconveniente.

Confira abaixo alguns relatos feitos por usuários no Twitter.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!