Joseph Quinn como Eddie Munson em Stranger Things

Em pleno 2022, é difícil imaginar que o padrão de beleza seria o look “metaleiro dos anos 80”. Mas, graças a Eddie Munson e Stranger Things, isso parece ser o caso pelo menos entre a “geração TikTok” — aqui, usando o termo livremente, sem restringir por idade mas sim pelo uso da plataforma.

Isso porque, como aponta o Metal Hammer, já são mais de 11 bilhões — sim, bilhões — de visualizações acumuladas em vídeos com a hashtag #eddiemunson, sem contar as variações como a #eddiemunsonedit, que já tem quase 2 bilhões e geralmente traz vídeos de compilações que buscam exaltar o personagem e, naturalmente, seu visual. Você pode ver um exemplo clicando aqui.

O portal mostra ainda que, além de tudo, até ícones do passado têm voltado a ser desejados por fãs ao redor do mundo. É o caso de Eddie Van Halen, e em especial de um vídeo que mostra o saudoso guitarrista brincando com o filho Wolfgang em casa que tem gerado até mesmo fantasias entre o público — aliás, devido à semelhança dos dois Eddies, tem gente até fingindo que Van Halen seria Munson. Veja por aqui.

Eddie Munson vira crush de inúmeros fãs no TikTok

Neste vídeo aqui, por exemplo, podemos ver como até mesmo as legendas têm sido dedicadas a exaltar o personagem: “a forma [como ele] anda, só 🥵, o cabelo 😩 e o sorriso dele 🤭”. Também na mesma postagem, é possível reparar que, como acontece na maioria, a música escolhida dificilmente vem do Rock ou Metal, o que faz sentido dentro da estética dos edits.

Um dos “problemas” dessa moda pode ser entendido nessa publicação. Uma usuária do TikTok encontrou semelhanças entre Munson e seu próprio pai nos anos 80, e nos comentários podemos ver uma chuva de pessoas dizendo que estão “apaixonadas” pelo cara!

Neste outro aqui, mais uma pessoa diz que o cara é “tão gostoso” e até brinca com um pedido de desculpas — mas não de arrependimento — nos comentários. Tem gente até imaginando como seria uma troca de mensagens com Eddie.

Apesar de tudo isso, o maior problema ainda tem sido visto dentro da comunidade do Metal. Diversos usuários do TikTok que curtem o gênero têm feito posts reclamando que, apesar de todo o amor que Munson está recebendo, a vida real continua trazendo preconceito; é o caso dessa aqui, que reclama de continuar sendo chamada ofensivamente de “gótica” mesmo com tudo isso.

Outros brincam (com um fundinho de verdade?) que os fãs só querem se relacionar com alguém como Eddie Munson “até que ele não tome banho por 4 dias, o cabelo dele esteja por TODO LADO e você não consiga encontrá-lo na rodinha punk porque ele se parece com todo mundo que está ali”.

Stranger Things e o Metal

No fim das contas, é bem provável (infelizmente para alguns) que essa seja só mais uma moda passageira, como já tem ficado bem claro com os acontecimentos de Stranger Things até então. Especialmente na última temporada, pudemos perceber um fenômeno parecido com Kate Bush, que viralizou com “Running Up That Hill” graças à aparição na série.

Da mesma forma que o Metallica voltou a ficar popular por conta de “Master of Puppets” e sua relação com Eddie Munson mas já tem retornado aos seus números normais, é de se esperar que o mesmo aconteça com esse crush pelo metaleiro.

Ainda assim, certamente algumas pessoas vão se converter em definitivo e virar fãs do gênero, seja pelos visuais ou pela música. Motivo pra comemorar, ainda mais quando se fala do Metal, que vinha perdendo tanto espaço na mídia e que está cheio de coisa nova para oferecer, como a gente te mostrou aqui.

LEIA TAMBÉM: Além de “Master of Puppets”: conheça 6 bandas brasileiras incríveis de Thrash Metal

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!