Morgan Freeman faz apelo por vacina da COVID
Reprodução/YouTube

O governo da Rússia, sob as ordens do presidente Vladimir Putin, montou uma lista que inclui o ator Morgan Freeman entre os quase mil cidadãos americanos banidos por apoiar as sanções impostas pelos Estados Unidos contra o país europeu.

De acordo com o The Independent, o documento divulgado neste sábado (21) listou 963 pessoas nos EUA que estão proibidas de viajar até a Rússia permanentemente.

No caso de Freeman, o governo russo tomou a decisão considerando um vídeo promocional feito em Setembro de 2017, no qual o veterano astro de Hollywood aparece na narração para condenar a interferência promovida por Moscou nas eleições americanas de 2016, quando Donald Trump derrotou a favorita Hillary Clinton.

O Ministério das Relações Exteriores declarou:

[Freeman] gravou um vídeo acusando a Rússia de conspirar contra os Estados Unidos e chamou para uma luta contra o nosso país.

Inclusive, o material feito para uma organização chamada The Committee to Investigate Russia (O Comitê para Investigar a Rússia, em português) teve a direção de Rob Reiner, que também foi incluído na lista dos banidos.

Declaração de Morgan Freeman

Freeman se manifestou publicamente a respeito do caso e disse:

Nós temos sido atacados. Nós estamos em guerra. Imagine esse roteiro de filme: um ex-espião da KGB, furioso pelo colapso de sua terra mãe, monta um plano de vingança. Tirando vantagem do caos, ele organiza sua ascensão na Rússia pós-soviética e se torna presidente. Ele solidifica um regime autoritário e depois mira em direção aos seus inimigos declarados: os Estados Unidos.

Não fugiu da raia, né?

Outras figuras que estão na lista de barrados na Rússia

A lista de banimento da Rússia ainda conta com outros nomes proeminentes como o atual presidente americano Joe Biden e sua vice-presidente Kamala Harris, a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, o senador texano Ted Cruz e até Mark Zuckerberg, além de jornalistas, professores e ativistas pela diversidade sexual.

LEIA TAMBÉM: Arnold Schwarzenegger relembra pai nazista e pede fim da invasão da Rússia à Ucrânia

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!