Josh Homme em sessão do QOTSA na WDR
Foto: Reprodução / YouTube

Nicotine, Valium, Vicodin, marijuana, ecstasy and alcoholco-co-co-co-co-cocaine! Se você leu essa frase cantando, provavelmente está familiarizado com “Feel Good Hit of the Summer”, canção do Queens of the Stone Age presente no disco Rated R.

Ao mesmo tempo, a frase também (quase) descreve o que foi encontrado em alguns camarões no interior da Inglaterra, como reportado na publicação Environment International (via IFL Science): os testes conduzidos em bichinhos na região de Suffolk encontraram traços notáveis de cocaína, ketamina, Valium, Xanax, tramadol e outros remédios!

Apesar da notícia ter virado meme nas redes sociais por conta de sua semelhança com a música do QOTSA — ou, supostamente, com um final de semana de alguns usuários do Twitter —, a situação é muito mais trágica do que cômica.

Os responsáveis pela pesquisa afirmam que ficaram surpresos com a quantidade de substâncias encontradas nos camarões, que foram colhidos de 15 locais diferentes na mesma região. O Dr. Leon Barron, do King’s College, disse:

Nós esperamos ver isso em áreas urbanas como Londres, mas não em locais menores e mais rurais. A presença de pesticidas que já foram banidos há muito tempo do Reino Unido também é um desafio em particular porque não sabemos de onde eles vieram.

A tendência, portanto, é correlacionar isso com um aumento do uso de drogas até mesmo na região rural do país britânico — e também com um descaso pelo meio ambiente, já que descartes estão sendo feitos em rios habitados por animais como os camarões.

Traços de drogas são encontrados em camarões no Reino Unido

Ainda de acordo com a publicação, a substância mais encontrada foi a cocaína, o que novamente aponta para um aumento do uso de drogas recreativas já que é praticamente a única das citadas que não tem nenhum uso médico.

Os efeitos nos camarões não são claros, mas há estudos feitos com enguias que mostram “danos irreversíveis” nos animais mesmo quando expostos a baixos níveis de cocaína, ameaçando inclusive a sobrevivência da espécie.

Que tal deixar essa lista toda de drogas lá em “Feel Good Hit of the Summer” e tomar mais cuidado com o meio ambiente, hein?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!