Documentário dos Beatles ganha novo trailer emocionante; assista
Reprodução / YouTube

O Carnaval chegou e, infelizmente, continuamos sem a programação tradicional de desfiles e blocos de rua que alegra o Brasil todos os anos.

Enquanto alguns vão procurar outras opções para celebrar a data, como festas e blocos particulares e até shows, muita gente vai preferir — ou ser obrigado a — ficar em casa. Então, se você se encaixa nisso, que tal programar uma maratona de filmes para assistir nesses próximos dias?

Pensando nisso, o TMDQA! resolveu separar 10 ótimos filmes sobre música que estão disponíveis em serviços de streaming e podem te entreter bastante nesses próximos dias.

Confira logo abaixo!

1The Dirt — Confissões do Mötley Crüe


The Dirt, filme do Mötley Crüe

Foto: Divulgação

O filme fala sobre a história da banda de hard rock Mötley Crüe, repleta de sexo, drogas e rock and roll e aparições de nomes como Ozzy Osbourne em causos pra lá de bizarros.

Link: Netflix

2Miles Davis: Birth of the Cool


Miles Davis - Cartaz de Birth Of The Cool

Miles Davis é uma verdadeira instituição do Jazz e esse documentário mostra aspectos de sua carreira, material raro e declarações de gente incrível a respeito da sua obra.

Link: Netflix

3Hip-Hop Evolution


Hip-Hop Evolution

A série percorre a história do Hip-Hop desde os seus alicerces até a popularização na mídia, passando, é claro, pelas batalhas sangrentas entre a Costa Oeste e a Costa Leste dos Estados Unidos.

Além de mostrar artistas do gênero, também tem episódios dedicados a produtores, bastidores e muito mais.

Link: Netflix

41971: O Ano Em Que a Música Mudou o Mundo


1971: O Ano em que a Música Mudou o Mundo

Inspirada no livro 1971 – Never a Dull Moment: Rock’s Golden Year (sem tradução no Brasil), lançado em 2016 pelo jornalista musical David Hepworth, a série faz um recorte importante do cenário político e social que antecede e permeia aquela época, para então elencar artistas e movimentos emblemáticos.

Antes de sequer começar a falar dos anos 70, há uma contextualização da década de 60, com a contracultura, ascensão da cena hippie e o fim da era Beatles.

Link: Apple TV+

5Do Underground ao Emo


Do Underground Ao Emo

Não há dúvidas de que o movimento Emo foi o último a furar a bolha do underground e explodir no mainstream aqui no Brasil quando o assunto são guitarras e bandas.

Pois o diretor Daniel Ferro decidiu documentar tudo isso através de um registro repleto de momentos históricos e depoimentos de quem estava lá.

Link: YouTube

6Botinada — A Origem do Punk no Brasil


Documentários para entender o rock - Anos 80

Produzido e dirigido por Gastão Moreira, “Botinada – A Origem do Punk no Brasil” narra a história do movimento no país que acabou se refletindo na década de 1980, alguns anos depois do estouro na Inglaterra e Estados Unidos.

Lançado em 2006, o filme teve quatro anos de pesquisa, com 77 entrevistas, 200 horas de vídeo e muitas imagens raras e inéditas compiladas pela primeira vez. O documentário teve como base os filmes “Punks”, “Garoto do Subúrbio” e “Rota ABC”. Há imagens raras da banda Cólera tocando ao vivo na TV Tupi em 1980, vídeos que nunca haviam ido ao ar; dos Inocentes no Gallery; e entrevistas com punks de todo o pais, além de jornalistas, cineastas e bandas.

Link: YouTube

7Guitar Days


Guitar Days: doc sobre rock alternativo nacional busca apoio no Catarse

O documentário brasileiro fala sobre uma importantíssima cena nacional que carregou influências lá de fora para fazer rock and roll barulhento e em inglês.

Contando com depoimentos de nomes fundamentais para a cena, envolvendo jornalistas, músicos, donos de gravadora e mais, o filme é um prato repleto de informações a respeito de um momento que influenciou gerações a pegarem suas guitarras e formarem novas bandas pelo país todo.

Você pode encontrar mais informações no site oficial.

8What Happened, Miss Simone?




O premiado documentário retrata a vida e carreira da lendária Nina Simone, e traz filmagens raras da cantora.

Link: Netflix

9Bohemian Rhapsody


Cartaz de Bohemian Rhapsody, filme do Queen

A cinebiografia sobre Freddie Mercury e o Queen foi lançada em 2018 e não apenas tornou-se um sucesso de bilheteria como também fez com que uma nova legião de apaixonados por música tivesse contato com as canções da banda britânica.

Link: Star+

10The Beatles: Get Back


Pôster de Get Back, documentário dos Beatles

Montada a partir de vídeos raros, a série The Beatles: Get Back foca na relação entre os Beatles e no preparo para o famoso show de 1969 que aconteceu no topo de um prédio e foi interrompido pela polícia.

Link: Disney+