Notícias

Eric Clapton cita influência do YouTube e acusa vacinados de serem “hipnotizados em massa”

Nos últimos meses, Eric Clapton tem perdido inúmeros fãs por conta de seus posicionamentos quanto à pandemia.

O lendário guitarrista vem mostrando uma visão negacionista há algum tempo e foi bastante criticado por sua hipocrisia, uma vez que se vacinou antes de passar adotar esse discurso anti-vacina e foi até zoado por Robert Plant por conta disso.

Advertising
Advertising

Em uma aparente tentativa de se explicar por isso em uma nova entrevista, Clapton cita uma teoria de “hipnose em massa” e conta que de fato mudou de opinião (via Classic Rock):

Eu não tinha recebido o recado. Qualquer que tenha sido o recado, não tinha chegado até mim. Aí eu comecei a perceber que havia de fato um recado, e um cara, Mattias Desmet [um professor de psicologia clínica na Ghent University na Bélgica], falou sobre ele. E é ótimo. A teoria de hipnose em massa. E eu pude ver então. Uma vez que eu meio que comecei a procurar por isso, eu a vi em todo lugar.

Aí eu me lembrei de ver pequenas coisas no YouTube que eram como propagandas subliminares. Vinha acontecendo há bastante tempo: aquela coisa sobre ‘você não vai ser dono de nada e você vai ser feliz’. E eu pensei, ‘O que isso quer dizer?’ E pouco a pouco, eu meio que fui montando um quebra-cabeça. E isso me deixou ainda mais decidido.

Não é à toa que Clapton está sem amigos desde que começou a falar essas besteiras…

Influência de Joe Rogan e Eric Clapton

Em tempo, vale ressaltar que Clapton não é o único famoso que falou sobre essa teoria. O podcaster Joe Rogan, que recentemente foi alvo de uma petição para que o Spotify tire do ar um episódio de seu programa que comparou vacinação ao nazismo, foi quem trouxe o assunto à atenção do público em 2021.

Procurado pela Associated Press, o professor de psicologia social Stephen Reicher, da University of St. Andrews, explicou que “o conceito [de hipnose em massa] não tem credibilidade acadêmica”. O psicólogo social John Drury, da University of Sussex, completou:

Nenhum psicólogo de respeito concorda com essas ideias hoje.

Complicado.

LEIA TAMBÉM: Ex-mulher de Eddie Van Halen fala sobre Eric Clapton: “sempre babaca”

Published by
Felipe Ernani