Menores Atos
Crédito: divulgação

A menores atos divulgou nas plataformas de streaming o clipe do single “Muro”, que estará no EP Lúmen, com lançamento previsto para Março de 2022.

Dirigido por Gi Ferreira e Murilo Amancio, o vídeo foi gravado em plano-sequência e mostra os integrantes andando de bicicleta pelas ruas de São Paulo.

Antes, a banda havia liberado “Breu” e vai seguir divulgando uma música por mês até a chegada do compacto, que coincide com a apresentação do grupo no Lollapalooza Brasil. A temática das canções gira em torno das angústias humanas e incertezas provocadas pelo isolamento.

Formada por Cyro Sampaio (guitarra/voz), Ricardo Mello (bateria) e Celso Lehnemann (baixo), a Menores Atos tem em sua discografia o EP Tropical Melancolia (2020) e os álbuns Lapso (2018) e Animalia (2014).

Yasmin Umbelino

Yasmin Umbelino
foto: Jonathan Fidelis

A cantora e compositora mineira Yasmin Umbelino liberou no YouTube o clipe da faixa “Plexos”, que integrará o disco de estreia Antares.

O material representa o lançamento inaugural do selo MUSA LAB – Laboratório de Ideias Musicais, fundado pela artista junto com o produtor musical Thiago Guedes para dar maior visibilidade a nomes que precisam aparecer.

O single estabelece uma reflexão sobre nossas (des)conexões da vida e o que nos espera no fim do universo.

“Com temática retrofuturista e apocalíptica, ‘Plexos’ é o primeiro single que escolhi para apresentar o ‘Antares’ pro mundo. Não teria como começar de outra forma, eu acho. Ela tem cara de abertura, é pequena, densa. Foi composta em 2020 e nasceu de uma necessidade enorme de falar sobre esse paradoxo entre amor e destruição em uma única canção. Como amar no fim do mundo? Como construir essas relações se, até o mundo que nos abriga, se cansou de nós? Será que há esperança? Em ‘Plexos’ eu, essa personagem a caminho da estrela Antares, aceito o fim que bate na porta e me entrego à viagem,” analisa Yasmin.

O primeiro álbum da cantora será lançado junto com um livro homônimo digital em que Yasmin amplia seu universo poético e de referências na arte através da dramaturgia e poesia que atravessam a obra.

“‘Antares’ é um não-lugar. Rota e ponto de fuga. É pra onde ir quando não há mais espaço nem ar para respirar fundo, quando há o sufoco na poeira dos dias. Mais que uma estrela distante, é um delírio. O disco é uma mistura poética analógica e digital que busca em narrativas sonoras a construção de uma visão sobre o fim do mundo,” resume Umbelino.

dossel

Dossel
foto: Mariana Bottaro

O músico e produtor Roberto Barrucho, através de seu projeto solo dossel, divulgou nos serviços de streaming a canção “Deixa”.

A faixa conta com os vocais da cantora convidada Silvia Machete e antecipa o segundo disco do artista, ainda sem título e previsão de lançamento.

A composição mistura as influências da MPB com o psicodélico, indie e eletrônico, sugerindo o que vem por aí com o sucessor do disco de estreia Ouvindo Vozes (2019).

L0LLY

L0LLY
foto: reprodução

A cantora, compositora e produtora paulista L0LLY liberou nas plataformas digitais o álbum visual Eva, composto por sete clipes que exploram a temática religiosa em contraponto com as questões de gênero e desigualdades sociais.

A narrativa bíblica do enredo conta como seria viver no lugar da companheira de Adão nos dias atuais, enfrentado as dores e dificuldades que diversas mulheres encaram diariamente.

O trabalho questiona os papéis sociais e o poder religioso que ignora as tantas necessidades e problemáticas da sociedade, como a perpetuação do machismo, a importância da saúde mental e a objetificação da mulher na indústria.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!