Juçara Marçal lança novo disco solo; ouça “Delta Estácio Blues”
Foto: Aline Belfort / Divulgação

Neste dia 20 de Novembro, diversos canais, artistas e veículos preparam uma programação totalmente especial para o Dia da Consciência Negra. Com tanta coisa boa vindo aí, bora se organizar pra aproveitar ao máximo?

O TMDQA! montou uma lista com alguns dos destaques que vão estar acontecendo na televisão, na internet e até presencialmente, incluindo shows, filmes e mais. Confira a seguir!

Live YouTube Black

Produzida pelo próprio YouTube, a live YouTube Black começa às 18h30 e será transmitida gratuitamente no canal do YouTube Brasil.

O evento terá shows de PériclesPsiricoMel e uma parceria entre Luciana Mello e Rappin’ Hood. Além disso, apresenta trechos da série documental Creators Spotlight, do YouTube Originals, que coloca em destaque criadores negros da plataforma.

A live, que terá duração de três horas, conta com direção editorial de Nataly Neri e um time de apresentadores formado por Ana Paula Xongani, Thelminha, Tássio Santos (do canal Herdeira da Beleza) e Johnny Klein (do canal UTK?!).

Live Arte Negra

Se você quer algo mais on demand, a live Arte Negra pode ser a pedida ideal, já que aconteceu na sexta-feira (19) e está disponível sob demanda no YouTube.

O evento teve Seu Jorge como atração principal e ainda contou com participações de nomes como MahmundiPaula LimaPéricles Majur. Assista pelo canal do Teatro Bradesco no YouTube.

Teatro Prudential

Quem for do Rio de Janeiro e quiser uma programação presencial pode ir ao Teatro Prudential, que sedia o Festival da Consciência Negra das 11 às 22h. O ingresso está custando R$40 e pode ser adquirido por aqui, mas o evento também será transmitido gratuitamente pelo YouTube.

A programação tem início às 11h com o Grupo Cultural AfroReggae, que apresenta três companhias de dança: CIA Laboratório de Arte Negra em Movimento, Cia L2C2 e Grupo Makala.

Às 14h, terá início a Palestra Pretos no Topo – O Negro Rompendo Barreiras do Preconceito, uma roda de conversa gratuita com Thereza Moreno, dirigente da Seguradora Prudential; Rodrigo França, ator, diretor e ativista social; Flávia Oliveira, jornalista e ativista das causas antirracistas; Carla Akotirene, escritora, colunista e pesquisadora; Izabel Filardis, atriz, cantora e ativista social e Verônica Bonfim, atriz, que será a apresentadora e mediadora.

Depois disso, às 18h30, é a vez da atriz e cantora Jéssica Ellen apresentar o show de seu segundo álbum, Macumbeira. Por fim, às 20h30, o espetáculo O Encontro – Malcolm X e Martin Luther King Jr. narra um encontro fictício entre dois dos maiores líderes negros de todos os tempos sob direção de Isaac Bernat.

Além de tudo isso, o dia 20 de Novembro marca ainda a estreia da exposição Quando Olho no Espelho, que traz obras de artistas negras contemporâneas das periferias da região metropolitana do Rio de Janeiro buscando uma discussão sobre corporalidades, identidades e ancestralidade, onde a mulher negra atua como ponto focal.

A exposição fica até 20 de Fevereiro de 2022, com visitação de quarta a domingo, sendo de quarta a sexta de 12h às 18h e sábados, domingos e feriados de 12h até 1h antes de cada sessão, na Galeria Evoé do Teatro Prudential. A entrada é franca.

TV Cultura

Por último mas não menos importante, a TV Cultura também apresenta uma programação especialíssima no 20 de Novembro.

O primeiro destaque é para o programa Cultura Livre, às 18h, que contará com a participação de Juçara Marçal falando sobre seu ótimo novo disco Delta Estácio Blues e cantando alguns de seus sucessos. A apresentação fica por conta de Roberta Martinelli.

Às 23h05, é hora de assistir ao documentário Luiz Gama: O Advogado da Liberdade, produzido pelo próprio jornalismo da emissora sob o comando de Maria Manso, com direção de Simão Scholz e produção e pauta de Eugênio Araújo. Luiz Gama foi um dos maiores abolicionistas do Brasil, ex-escravo que se tornou advogado e herói da luta contra a escravidão na São Paulo do século 19.

Logo em seguida, às 23h20, vai ao ar o curta inédito Nuance. A obra propõe uma reflexão sobre a solidão da mulher negra e os desafios no fortalecimento do relacionamento afetivo.

A boa notícia é que a programação especial continua no domingo, às 20h, com a exibição do Troféu Raça Negra. Dessa vez, a premiação será apresentada por Glória Maria e Paulo Betti e vai homenagear Ismael Ivo em programa que contará com números musicais.

Por fim, a série inédita Libertárixs terá seu primeiro episódio exibido às 22h do domingo, dando início a uma sequência de 13 episódios que buscam um diálogo entre o Brasil do século 21 e o Brasil dos séculos escravistas. A ideia de Libertárixs é celebrar o legado e a potência da população negra no Brasil através de trajetórias de personagens históricos e contemporâneos que se entrelaçam.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!