Diego Espino, Vereador PSL, identidade de gênero, Racionais MCs
Reprodução/Twitter

É bem confuso, mas calma que a gente explica. Um vereador do PSL, partido que elegeu Jair Bolsonaro, desmaiou após defender (e ao mesmo tempo criticar) identidade de gênero na Câmara de Divinópolis, em Minas Gerais. Ele ainda citou Racionais MC’s no meio do discurso.

Diego Espino se irritou após ser vítima de uma fake news sobre o assunto. Isso porque, neste ano, o vereador defendeu um projeto que pede pelo uso de nome social para pessoas transexuais. Porém, Espino não gostou de ler que estava defendendo a identidade de gênero, e resolveu mostrar toda sua revolta nesta quinta-feira (28).

Em um discurso exaltado e aos gritos, Diego explicou que usar nomes sociais ao invés do nome de batismo é “o certo pelo certo”, e logo em seguida esbravejou o nome do grupo de Hip-Hop liderado por Mano Brown. Ele ainda criticou a “lacração da esquerda e da direita”, e mandou frases desconexas como:

O que eu queria falar aqui eu não posso. Mas na rua ‘peita eu’. Quero ver se vocês são machos. […] Aqui é Diego Espino, vocês vão ter que me segurar.

Enquanto gritava, o político ainda se debateu com a máscara, derrubou seus papeis e, ao fim, desmaiou sobre as bandeiras da Câmara. Quase poético.

Vereador do PSL desmaia na Câmara

O vídeo repercutiu na internet e confundiu personalidades como Felipe Neto, que questionou os vários detalhes do vídeo: “Vereador defende que pessoas trans sejam chamadas pelo nome social, não pelo nome de batismo. Fala ‘opção sexual’, ‘a pessoa escolhe’, grita, grita, xinga homofóbicos de vagabundos, desmaia. E o vereador é do PSL!!!”, disse o influencer no Twitter.

Respondendo a várias publicações com o vídeo, Diego Espino se pronunciou:

Antes de tirar conclusões peço a vocês [que] vejam o vídeo na íntegra, eu realmente me exaltei e acabei passando mal, fizeram uma Fake News distorcendo um projeto que apresentei. Eu não tenho lado, eu estou aqui pelo [que] é certo! #certopelocerto

Então é isso. Veja o vídeo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!