Tom Morello pede ajuda ao projeto Girl with a Guitar
Fotos via Wikimedia Commons e Reprodução/YouTube

A situação no Afeganistão segue preocupando muita gente e um dos nomes mais recentes a se pronunciar foi o guitarrista Tom Morello, que tem uma relação com o programa Girl with a Guitar.

A iniciativa, como conta o Guitar World, busca ajudar jovens garotas de países afetados pela guerra através da música — e, justamente por isso, o músico de Rage Against the Machine e tantas outras bandas acredita que elas correm “sério risco” após a tomada de poder do Talibã.

Morello explica como funciona o projeto e pede ajuda:

[O Girl with a Guitar] acolhe órfãs de rua e outras garotas que passaram por um trauma significativo e usa a música como uma ferramenta de reabilitação e um meio de trabalhar com seus problemas, suas histórias e suas esperanças. Eu tive a honra de colaborar com essas crianças maravilhosas. Desde a tomada de poder do Talibã, a escola delas foi destruída e as garotas estão escondidas.

Elas estão correndo risco extremo porque são bastante conhecidas por terem apresentado músicas Ocidentais e terem sido educadas por um professor homem dos Estados Unidos. Tudo que você puder fazer para ajudar a salvar suas vidas seria muito apreciado.

Tom Morello e o Girl with a Guitar

Responsável pelo projeto, o norte-americano Lanny Cordola está em Islamabad, no Paquistão, fazendo todo o possível para se reunir com as 12 garotas (e suas famílias) que ainda estão presas no Afeganistão em esconderijos.

Em uma conversa com a Billboard, Cordola explicou que “não é uma opção” imaginar a possibilidade das garotas ficarem presas no país de origem e explicou como está sendo o processo para resgatá-las:

Estamos tentando investigar se trazê-las à fronteira do Paquistão é uma possibilidade. Nós estivemos falando com várias pessoas diferentes [e] organizações de resgate. Nós precisamos retirá-las do Afeganistão para que possam começar uma nova vida em algum outro lugar.

O músico ainda afirmou que teve que esconder os instrumentos das garotas — que ele chegou até a pensar em destruir — para não atrair suspeitas do Talibã.

Se você quiser ajudar essa causa, basta acessar o site da Miraculous Love Kids, organização que cuida do projeto Girl with a Guitar. Aproveite e relembre abaixo a cover de “Sweet Dreams” feita pelas crianças do projeto ao lado de Morello, Rami Jaffee (Foo Fighters), Kathy Valentine (The Go-Go’s), Wayne Kramer (MC5), Vicki Peterson (The Bangles), Cherie Currie (The Runaways) e mais.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!