Martinho da Vila diz que Sérgio Camargo
Reprodução / YouTube

Martinho da Vila fez duras críticas ao presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, durante sua participação no programa Roda Viva, da TV Cultura.

Na edição que foi exibida na noite deste segunda-feira (16), a jornalista Vera Magalhães questionou o ícone do samba sobre a atuação de Carmargo como representante da fundação. O músico respondeu:

A Fundação Palmares era uma fundação criada para tratar dos assuntos da cultura negra, do negro no geral. Botaram aquele cara lá, o Camargo, bolsonarista radical. Ele é um preto de alma branca, como se diz. No duro, ele gostaria de ser branco. Ele acha que ele é branco. Ele se sente branco. E ‘tem que acabar com essas coisas todas de preto’.

Ele está lá cumprindo seu papel, que é acabar com a Fundação Palmares. Pra mim, a Fundação Palmares não existe mais. Ele não tá exercendo função nenhuma. Pra mim aquilo acabou, ele retirou uma porção de coisa lá e tal e eu acho que nós temos que criar uma outra fundação, aquela já era.

Martinho da Vila, Sérgio Camargo e Fundação Palmares

Em um áudio vazado no ano passado, Sérgio Camargo, que é um homem preto, chamou o movimento negro de “escória maldita” e ainda falou mal de Zumbi dos Palmares.

As declarações absurdas do jornalista causaram revolta em todo o Brasil e na cantora Alcione que, como falamos aqui, chegou a dizer que ainda vai “dar na cara dele”.

Além dessa lamentável situação, Camargo decidiu também alterar algumas regras da Fundação Palmares, determinando que a lista de personalidades negras da instituição só poderia prestar homenagens de forma póstuma.

Dessa maneira, nomes importantíssimos como Elza Soares, Gilberto Gil, Zezé Motta, Milton Nascimento e o próprio Martinho da Vila foram retirados da lista.

No programa Roda Viva, o sambista comentou sobre a retirada da sua homenagem na lista de personalidades negras da fundação, dizendo:

Graças a Deus, que bom! Não quero ter meu nome ligado àquela organização, não.

Confira pelo vídeo abaixo o trecho do programa em que Martinho da Vila fala sobre Sérgio Camargo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!