Noodles, guitarrista do The Offspring
Foto via Wikimedia Commons

Kevin “Noodles” Wasserman, guitarrista do The Offspring, tem duras palavras sobre o valor da música nos dias atuais.

Falando com fãs em um especial comandado por uma rádio de Austin, nos EUA, o músico foi questionado sobre como a internet e a “digitalização” da música afetaram a indústria de forma geral. Ele respondeu (via Blabbermouth):

Lá [no fim dos anos 1990], nós não tínhamos uma certeza de como exatamente a internet iria mudar [a indústria da música]. A gente sabia que as coisas estavam mudando — o chão meio que estava tremendo — mas a gente não sabia na realidade o que significava.

Mas nós éramos meio que positivos sobre os efeitos que a internet poderia ter. Digo, coisas como essa [discussão] — nós estamos falando individualmente um com o outro agora. Quando eu tenho Tweets, eu posso falar com as pessoas instantaneamente. Nós podíamos falar com elas no nosso website no passado. Agora é no Facebook, nós podemos responder na mesma hora. Então tudo isso é muito bom.

Infelizmente, é quase como se a música não tivesse o mesmo valor que tinha quando estávamos crescendo. Digo, todos nós íamos comprar discos de vinil e mergulhávamos no encarte. Se queríamos ouvir uma música, nós tínhamos que pegar a agulha e voltar.

Mas quer saber? Discos de vinil ainda existem; você ainda consegue encontrar vinil. A maioria dos nossos discos está em vinil, então você ainda pode viver isso, se quiser. Você ainda pode pegar aquela agulha. Espera, espera — não sei se queremos falar para jovens saírem pegando agulhas. Mensagem errada. [risos]

Brincadeiras à parte, os argumentos do músico fazem sentido: o vinil tem cada vez ganhado mais espaço, tendo tido um aumento de vendas de quase 30% no período da pandemia.

Ainda assim, o streaming tem sido uma tecnologia com impactos fortes na valoração da arte, e você pode saber um pouco mais sobre a evolução da indústria da música nesta matéria.

Abaixo, você confere o vídeo do Offspring falando com seus fãs.

LEIA TAMBÉM: Descentralização da rede e a possível crise no mercado da música

Noodles (The Offspring) falando sobre indústria da música

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!