Day Limns, Jup do Bairro e Vans Pride
Fotos das artistas por Bruni Figueiredo

A marca californiana Vans é conhecida por celebrar a expressão criativa nas mais diversas áreas desde que foi fundada lá em 1966.

Música, esporte, cinema, artes plásticas e mais são colocados em evidência por ações da empresa que começou fazendo tênis icônicos e hoje é conhecida por diversas peças de vestuário, e como deveria ser para o resto do mundo, para a Vans não há distinção e tratamentos diferentes baseados na cor da sua pele, quem você ama ou de onde você vem.

Pois a Vans está reconhecendo o Mês do Orgulho e através de um movimento global está ajudando a impulsionar iniciativas incríveis e a expressão criativa dos fãs da marca através de ações concretas e apoio de exposição e financeiro.

Por entender que o período é inspirador para a auto expressão e a celebração do espírito de empoderamento e das identidades da comunidade LGBTQ+, a Vans irá doar 200 mil dólares para quatro organizações ao redor do mundo, incluindo a Casa 1 aqui do Brasil.

Além dela, GLSEN, Where Love Is Illegal e Tokyo Rainbow Pride receberão a doação como forma de reforçar o compromisso da marca em defender e apoiar a comunidade LGBTQ+ o ano todo, trabalhando sempre com os ideais de equidade em mente.

Vans Pride no Brasil

Aqui no Brasil, temos três embaixadores da marca, sendo uma delas a cantora e compositora Day Limns, que falou ao TMDQA! como é sentir-se parte de um projeto tão importante:

O principal sentimento é de realização. Muito louco porque eu sempre fui muito idealista e sonhadora, e no meio do ano de 2019 coloquei na minha cabeça que um dia eu ia trabalhar com a Vans. De lá pra cá, começamos a nos relacionar de maneira bem orgânica e mútua, inicialmente através do apoio de produtos para os meus projetos (como a capa do meu EP ‘A Culpa é do meu Signo’); contando com o alcance da marca e das suas plataformas de música, como a participação no festival online, Vans Living Room e, por fim, para fechar o ano de 2020; promover no Brasil o concurso global de música: Vans Musicians Wanted.

Então, receber o convite oficial para ser embaixadora agora em 2021, e em especial nesse projeto com uma causa tão nobre, me motiva a continuar sendo a versão mais autêntica de mim mesma.

Day ainda falou sobre a importância de marcas se envolverem em ações como essa, tanto financeiramente quanto através de ações e produtos:

Contar com o comprometimento e apoio da Vans é extremamente importante para a nossa comunidade dos músicos, artistas e identidades LGBTQ+. Antes de viver efetivamente da música e da minha auto expressão eu não entendia muito o porquê, mas vendo tão de perto (hoje, literalmente de dentro) reconheço a importância e a relevância do papel da Vans para a criatividade. Porque marcas como a Vans, por exemplo, transitam em muitos espaços que muitas vezes não conseguimos acessar, então eu amo porque funciona como uma plataforma amplificadora para que mais pessoas consigam simplesmente nos ver e naturalizar com quem somos, sem pré-conceitos e julgamentos.

Outra artista convidada para a ação foi a incrível e multidisciplinar Jup do Bairro, e ela também falou ao TMDQA! sobre o convite para o projeto:

Confesso que estou realizando o meu sonho emogirl. Eu tenho refletido muito sobre o meu envolvimento com marcas para que aquela campanha ou publicidade não termine em mim, para que eu não seja apenas representação da representatividade. Estou fazendo essa campanha com o orgulho que ela merece e que vai atravessar outros corpos além do meu. Essa doação que a Vans está fazendo para a Casa 1 é mais do que uma demonstração afetiva, é uma demonstração efetiva, é posicionamento.

Ao abordar a questão do posicionamento das marcas, Jup completou:

Não se posicionar é um posicionamento. E é preciso pensar em estratégias de fortalecimento para pessoas que têm os seus direitos ameaçados todos os dias. Em um mês onde tudo é ‘pride’, do que a sua empresa tem orgulho?

O time de embaixadores ainda é formado pelo fotógrafo de skate Rodrigo “Kb-ç-a” Lima, e a Vans ainda idealizou uma coleção de tênis, vestuário e acessórios que incluem variações do Slip-On, do Era e um Old Skool Platform.

Além disso, o lendário padrão Checkerboard foi customizado pelas cores que representam a bandeira da causa LGBTQ+, bem como são símbolos da luta pela liberdade e equidade.

Com a máxima “Pride”, os produtos foram disponibilizados hoje (31 de Maio) em revendedores autorizados, nas Vans Stores e, claro, no site oficial da Vans Brasil.

Veja fotos de alguns dos produtos logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!