colligere
Foto por Lucas Costa

Já se passaram 14 anos desde que o Colligere (pronuncia-se como quiser) se despediu dos palcos após a turnê de divulgação do álbum Palavra, de 2007. Aquele, definitivamente, não era o fim da banda curitibana que se tornou referência no punk/hardcore sul-americano.

No último dia 30 de Abril, o grupo quebrou o hiato fonográfico de mais de uma década com a chegada da inédita “Lugar Algum“. A novidade reúne todos os elementos que tornaram – e tornam – a banda um dos maiores nomes do gênero no Brasil: velocidade, peso e intensidade, com letras desconcertantes e inteligentes.

Novo Single do Colligere

Plural em ideias e também na sonoridade, “Lugar Algum” foi escolhida como primeiro single do próximo registro de estúdio da banda por representar com fidelidade a nova etapa do Colligere. Uma natural e honesta continuidade do Palavra, mas de uma forma mais madura e coesa.

A música apresenta uma riqueza de detalhes, com cada fragmento se encaixando com precisão e cuidado. Pautada pela surpresa da pouca repetição, ‘Lugar Algum’ é uma música sem começo, meio e fim, com energia e nuances de agressividade entre melodias. Sobre o single, o Colligere comenta:

A banda deu um passo adiante, além do limite e fizemos algo diferente. Tivemos tempo de compor, o que nos possibilitou explorar detalhes nos instrumentos e vozes.

Formada por Brunno Covello (guitarra), Gabriel Covello (baixo), Artur Roman (guitarra), Rodrigo Ponce (vocal) e, agora, com Tiago Barbosa na bateria, a banda iniciou ainda em Janeiro de 2020 a produção de suas novas músicas. As gravações rolaram em São Paulo, no Estúdio Costella, com os produtores Gabriel Zander (Zander e Radical Karma) e Cyro Sampaio (Menores Atos).

O Colligere já tem mais dois singles engatilhados, com lançamentos confirmados para Maio e Junho deste ano. As músicas abrirão os caminhos para a chegada do quinto álbum de estúdio do quinteto. A supervisão e o olhar clínico de Gabriel e Cyro tiveram papéis fundamentais para o que o quinto apresenta em sua nova fase.

Assista abaixo ao clipe visualizer de “Lugar Algum”, protagonizado pelo ator Rodrigo Nick, com direção de Youth. O single é um lançamento da Flecha Discos com apoio da Powerline Music & Books.

Você também pode ouvir o som na playlist oficial do TMDQA! no Spotify.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!