Categories: Notícias

Adam Levine está certo? Top 50 do Spotify tem apenas duas bandas

Nos últimos dias, você deve ter visto uma fala de Adam Levine (vocalista do Maroon 5) que gerou bastante polêmica por ele reclamar da ausência de bandas.

A fala do cantor até rendeu uma excelente resposta por parte de Hayley Williams (Paramore), por exemplo, e é inegável que existem inúmeras bandas excelentes no Brasil e no mundo. Acontece que, no que diz respeito aos artistas mais populares do planeta, talvez Adam tenha uma certa razão.

Advertising
Advertising

Analisando o Top 50 global do Spotify no dia da publicação desta matéria (18 de Março), são apenas duas que integram a lista: Glass Animals, ocupando o 35º lugar com a canção “Heat Waves” (2020), e o The Neighbourhood, que tem o hit de 2013 “Sweater Weather” na 49ª colocação.

Claro, existem alguns grupos por ali também. Os sul-coreanos do BTS têm o 24º lugar com o mega sucesso “Dynamite”, o trio eletrônico MEDUZA está na 38ª posição com “Paradise”, que conta ainda com Dermot Kennedy na voz, e o coletivo de Rap Internet Money vem na posição seguinte com “Lemonade”, que também tem várias participações. Por fim, o Black Eyed Peas ocupa a 47ª colocação com “GIRL LIKE ME”, parceria com Shakira.

Ainda assim, no total, são seis nomes em meio a 50! Os outro 44 lugares são ocupados por artistas solo ou duos (como o Silk Sonic, de Bruno Mars Anderson .Paak), às vezes com mais nomes graças às participações especiais.

Top 50 do Spotify no Brasil e ausência de bandas

No Brasil, a situação é ainda mais complicada para as bandas: não há absolutamente nenhuma entre as 50 canções mais ouvidas.

Neste caso, estamos considerando Os Barões da Pisadinha como um duo, e eles marcam presença com nada menos que seis músicas no Top 50. O restante do ranking vê diversos bons nomes do Rap e do Sertanejo, além do Pop também marcando presença, mas sempre com artistas solo ou duos e suas colaborações.

Felizmente, nada disso significa que as bandas não existam. Seja no Brasil ou fora, ótimos nomes têm surgido a cada dia com trabalhos incríveis em todos os gêneros possíveis — isso para não mencionar os grupos já conhecidos que seguem entregando ótimas obras. Mas, pelo menos no mainstream, parece que as bandas realmente perderam espaço.

LEIA TAMBÉM: Conheça 30 bandas e artistas sensacionais de 30 países diferentes

Published by
Felipe Ernani