Bruce Swedien
Reprodução/Facebook (via CoS)
Ouça playlist com clássicos do Rock!  

Bruce Swedien, o talentoso engenheiro de som de discos clássicos de Michael Jackson, nos deixou aos 86 anos de idade.

A notícia foi compartilhada por sua filha Roberta Swedien no Facebook, que disse: “Meu pai morreu em paz na última noite, 16 de novembro”. Roberta ainda celebrou a carreira do pai, que ganhou cinco Grammys ao longo dos anos, e seu amor pela família.

Uma causa da morte não foi oficialmente revelada.

Que descanse em paz!

Bruce Swedien

Nascido em Minneapolis, Swedien decidiu que queria trabalhar com música aos 10 anos, quando ganhou um gravador de discos do pai.

Sua primeira indicação ao Grammy foi em 1962 pela faixa “Big Girls Don’t Cry”, de Frankie Valli and the Four Seasons, e nos anos seguintes trabalhou com nomes como Count Basie, Duke Ellington, Dinah Washington, Oscar Peterson e Sarah Vaughn.

A relação com Michael Jackson começou em 1977, após um trabalho ao lado do lendário Quincy Jones. Com o Rei do Pop, Bruce fez discos como Thriller, BAD e Dangerous, com os quais também ganhou Grammys.

Em uma publicação, Quincy Jones lamentou a morte do colega:

Estou absolutamente arrasado ao saber que perdemos meu querido irmão, o lendário Bruce Swedien. Não há palavras suficientes para expressar o quanto Bruce significava para mim… Ele era sem dúvida o melhor engenheiro do ramo e por mais de 70 anos eu nem pensaria em entrar em uma sessão de gravação a menos que soubesse que Bruce estaria por lá.

Junto com o falecido Rod Temperton, alcançamos resultados que nunca poderíamos ter imaginado e fizemos história juntos. Sempre disse que não é por acaso que, mais de quatro décadas depois, não importa onde eu vá no mundo, em cada clube, em qualquer horário, você ouve ‘Billie Jean’, ‘Beat It’, ‘Wanna Be Starting Something’ e ‘Thriller’. […] Descanse em paz, meu irmão.

My dad, Bruce Swedien, passed away peacefully last night, November 16th. He was 86. A legend in the music industry for…

Publicado por Roberta Swedien em Terça-feira, 17 de novembro de 2020

 
Compartilhar