Acústico MTV e Lead Belly

Lançado em 1994, o MTV Unplugged In New York se tornou um dos discos mais icônicos da série de acústicos da MTV e também um clássico da discografia do Nirvana.

Os bastidores da gravação foram agitados devido à visão que Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic tinham do formato do show contrariando a MTV na escolha das músicas, deixando de fora hits como “Smells Like Teen Spirit” e “Lithium”.

Outro ponto que gerou desgaste entre as duas partes foram os artistas convidados para se juntar ao Nirvana no palco pois nomes não tão populares como os irmãos Curt Kirkwood e Cris Kirkwood, que formavam os Meat Puppets, foram escolhidos.

Na formação do Unplugged, a banda também contou com o guitarrista Pat Smear que havia entrado na banda para a turnê do disco In Utero e a violoncelista Lori Goldston.

Kurt Cobain fez do acústico uma possibilidade para homenagear ídolos e amigos, como os Meat Puppets que cederam as excelentes “Plateau”, “Lake Of Fire” e “Oh Me” e o The Vaselines com “Jesus Doesn’t Me Want Me For A Sunbeam”.

Os Vaselines já haviam sido homenageados pelo Nirvana com as regravações de “Son Of A Gun” e “Molly’s Lips” no disco Incesticide.

O líder da banda grunge também escolheu os ídolos David Bowie e o bluesman Leadbelly, que foram homenageados com duas versões que ficaram tão incríveis quanto as originais, “The Man Who Sold The World” e a trágica “Where Did You Sleep Last Night”, respectivamente.

Já era de se esperar que Kurt Cobain não aceitasse todas as cartas dadas pelo canal de TV e ainda bem que ele bateu o pé e seguiu seus instintos nos dando uma apresentação lendária que foi ar no dia 1 de novembro de 1994, alguns meses após sua morte.

Todos esses clássicos estão mais do que na nossa memória nas versões do Nirvana, mas agora chegou a hora de conferir as suas versões originais.

Vem com a gente, nessa lista!

The Vaselines – Jesus Wants Me For A Sunbeam (“Jesus Doesn’t Want Me For a Sunbeam” no Acústico)

David Bowie – The Man Who Sold The World

Meat Puppets –  Plateau

Meat Puppets – Oh Me

Meat Puppets – Lake Of Fire

Lead Belly – Where Did You Sleep Last Night (“In The Pines”)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!