Caetano Veloso - Narciso em Férias

Por Nathalia Guimarães e Sousa

“Narciso em férias”, lançado recentemente também em documentário, é uma edição avulsa do capítulo do livro “Verdade Tropical”, lançado originalmente em 1997 e depois em 2017, em que Caetano Veloso narra sua experiência de prisão nos tempos da ditadura civil-militar brasileira, período marcado pelo autoritarismo, repressão, perseguição e censura.

A ditadura que durou 21 anos (de 1964 a 1985), teve como um dos principais eixos de resistência a música. O alinhamento e a confluência entre a dimensão política e a dimensão cultural nesse período, possibilitaram a organização da sociedade como um todo e, especificamente, da classe artística na busca do reconhecimento de um sentimento, de uma prática e de uma representação participativa na contestação ao regime vigente.

O descontentamento com o abuso do poder gerava transformações e um processo de “superpolitização” dos artistas, marcando um forte engajamento na vida política e social, pública e privada.

Nesse período Caetano Veloso estava inserido no movimento tropicalista que representava uma nova linguagem na música popular brasileira, expondo a novidade através das letras e arranjos das canções.

Popularizando-se cada vez mais, principalmente em decorrência dos festivais da canção exibidos pela televisão, Caetano foi visto pelo regime militar como uma ameaça.

Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos arbitrariamente sem qualquer explicação e o motivo de suas prisões só foi revelado tempos depois. A experiência da prisão gerou em Caetano memórias traumáticas, dolorosas de serem recordadas, mas, ao mesmo tempo, necessárias.

Refletir sobre esses tempos passados nos leva a perceber a força da História no tempo presente. Conhecer a nossa história é fundamental para que tenhamos uma percepção crítica dos acontecimentos e nos auxilia a enxergar perspectivas do que a gente quer para nós mesmos, para os outros e para o país.

O livro então conta histórias de um passado, nem tão passado assim, e conta com o adicional de documentos que estavam guardados no Arquivo Nacional, com registros do processo que foi aberto contra Caetano e que só foram revelados em 2018.

Assista ao trailer de Narciso em Férias logo abaixo.

Escute também a playlist imersiva de Caetano Veloso com episódios de podcast
narrados por ele e intercalados de canções que marcaram o período em que
foi preso no player abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!