Daniel Avelar e a playlist Rock Preto
Arte por Shamil Carlos

Por Daniel Avelar

Olá pessoal! Me chamo Daniel Avelar, guitarrista das bandas Plastic Fire, Costanera e Vital e os Bacharéis, oriundo da Zona Norte do Rio de Janeiro e venho convidar a você, do outro lado da telinha, a cair de cabeça nessa experiência!

A playlist Rock Preto é uma ideia pessoal calcada na representatividade de pessoas Pretas no Rock de uma forma geral. E o primeiro passo para compreendermos melhor isso é sabermos, e sobretudo admitirmos, que o Rock (assim como outros movimentos musicais) sofreu igualmente com o processo de apropriação cultural e embranquecimento.

Podemos identificar essa questão facilmente olhando para o Mainstream aqui no Brasil, por exemplo.

A intenção é convidá-lo (a) a explorar ainda mais essa questão, garimpando bandas, do Punk ao Metal Extremo, passando bastante pelo Underground Nacional, representatividades emblemáticas e históricas, revendo algumas bandas que na sua totalidade não eram (são) formadas por pessoas Pretas mas que tiveram bastante relevância nesse sentindo e não só para mim.

E como se trata de uma (re)descoberta pessoal, as atualizações serão constantes.

Confira aqui no Tenho Mais Discos Que Amigos a playlist: Rock Preto!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!