Jeff Ament (Pearl Jam)
Foto: Wikimedia Commons

Jeff Ament está tendo um ano bastante ativo.

O baixista lançou o disco Gigaton com o Pearl Jam no começo de 2020 e, logo depois da banda ter que cancelar sua turnê devido à COVID-19, ele aproveitou o tempo livre para canalizar emoções contrárias ao atual governo dos EUA e lançar o EP solo American Death Squad.

Em entrevista à ALT CTRL (via Blabbermouth), ele falou sobre o trabalho e muitos outros assuntos — entre eles, a música nos dias atuais. Para Ament, estamos vivendo a melhor fase da história e ele cita vários exemplos de bandas que em sua opinião comprovam isso:

Eu acho que a música em si está em um lugar melhor do que jamais esteve. Há tanta música fantástica. É diferente de como era alguns anos atrás. Não é como se você fosse à loja de discos e falasse com o cara dos discos, mas é ir online, é falar com seus amigos. Um ano atrás, eu vi essa banda IDLES, e isso só me levou a essa jornada incrível pelo Murder Capital e Fontaines D.C. e Shame e todas essas bandas. Eu acho que isso acontece a cada três ou quatro anos pra mim, quando há uma subcultura acontecendo em algum lugar que só te deixa muito empolgado com a música novamente, e honestamente, é tão empolgante como quando eu ouvi os Ramones pela primeira vez ou quando eu ouvi o Black Flag e o Dead Kennedys e o Minor Threat e todo esse Hardcore da Costa Leste pela primeira vez, ou mesmo o que estava acontecendo aqui em Seattle no fim dos anos 80. Digo, há arte incrível sendo feita em todo lugar. Uma das melhores coisas da tecnologia é que você geralmente consegue encontrá-la muito rapidamente. Você não precisa encomendar.

O Preoccupations é outra banda que… Eles meio que são uma das primeiras bandas onde houve esse tipo de Post-Punk gótico, super pesado. É tipo quando as pessoas falam, ‘o Rock morreu’. Eu fico tipo, ‘Cara, vai ouvir isso… porque isso é Rock. Isso é uma música de Rock tão boa como qualquer outra do planeta pelos últimos 20 anos’. Há pessoas jovens aprendendo como tocar seus instrumentos de uma forma diferente de como aprendemos a tocar os nossos instrumentos, e há um monte de gente puta, e há um monte de gente ansiosa, e tudo isso é um combinado perfeito para ótimas músicas e ótima arte. Digo, a música nova do IDLES, ‘Grounds’, é a melhor música dos últimos três anos ou qualquer coisa assim. É só, tipo, eu não conseguia parar de ouvi-la.

Jeff Ament

Ainda na mesma conversa, Ament reforçou sua torcida por Joe Biden nas eleições que ocorrem em 2020 nos Estados Unidos, deu apoio ao movimento Black Lives Matter e também comentou como foi a reação do Pearl Jam às notícias sobre a COVID-19.

Ele chegou a afirmar que a banda ficou “sem dormir” e teve que se desligar um pouco de tudo, ainda mais por ter diversos familiares e amigos que trabalham nas linhas de frente do combate à doença.

O baixista ainda conta que a segurança dos fãs foi o grande motivador do cancelamento da turnê do PJ, já que eles estavam cientes de quantos fãs viriam de diversos lugares do mundo para vê-los e poderiam estar se expondo a riscos enormes.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!