Andrea Marquee
Crédito: George Freire

A cantora Andrea Marquee lançou recentemente nas plataformas de música o EP Lo-Fi Ukelele. O compacto, produzido de forma independente durante este período de quarentena, traz três canções autorais no formato voz e ukulele.

“Tenho gestado este trabalho há muito mais tempo, mas esta pandemia que nos assola estabeleceu as condições para que pudesse concentrar as energias e trazer ao streaming algumas canções autorais de maneira bastante intimista”, conta a artista, que neste ano também lançou o single “Trem”.

Oto Gris

Oto Gris
foto: José de Holanda

A banda cearense Oto Gris liberou no YouTube o clipe para a faixa “Uma Prece”, que faz parte do EP Praias Possíveis. A canção mostra o grupo de volta às suas raízes e o vídeo, dirigido por Jonathas Alpoim e Rafael Neves, celebra o caldeirão cultural nordestino.

Influenciada pela música popular brasileira setentista, o jazz e o rock progressivo, a ideia da banda era incorporar ao clipe o sertão profundo e seus ritos. “A música transcende o som e o clima de ‘Uma Prece’ nos remete a esse lugar, suas crenças, cores e dicotomias,” revela a dupla de direção.

Formada por Davi Serrano (voz, guitarra e efeitos), Jonas Gomes (baixo, guitarra e synth) Victor Bluhm (bateria e samples) e Klaus Sena (baixo, guitarra e synth), a Oto Gris estreou em 2015 com o álbum Avôa.

Illy

Illy
foto: divulgação

A cantora Illy disponibilizou no YouTube um clipe ilustrado para a música “Querelas do Brasil”, composta por Aldir Blanc e Maurício Tapajos. Blanc, aliás, infelizmente faleceu nesta semana, vítima da Covid-19.

A animação do vídeo é assinada por Fernanda Queiroz com ilustrações dela e de Frederico Dietzsch. “Querelas do Brasil” integra o álbum da compositora baiana, Te Adorando Pelo Avesso, recém-lançado pela gravadora Altafonte. No disco, Illy atualiza e homenageia grandes sucessos consagrados na voz de Elis Regina.

Drowned Men

Drowned Men
foto: Flávio Charchar

O grupo mineiro Drowned Men divulgou nas plataformas de streaming o clipe para a canção “Stay”. O vídeo foi dirigido por Humberto Teixeira, da Rocambole Filmes, a partir do reteiro escrito por Raquel Batista.

A música está no álbum de estreia da banda, Bats, lançado neste ano pela gravadora Howlin’ Records. “Apesar da tendência a ligar bandas de post-punk e darkwave a um universo vampiresco, no que diz respeito às escolhas estéticas, o disco explora esse universo por outro ângulo”, conta Adriano Bê, um dos integrantes.

Babalé

Babalé
foto: divulgação

A cantora e compositora baiana Babalé lançou nas plataformas digitais o EP Fresta. O compacto apresenta quatro faixas autorais e as letras exploram a trajetória pessoal da artista, entre dilemas e a insegurança de seguir pelos caminhos da arte.

De acordo com Babalé, “‘Fresta’ é um trabalho difícil de situar com precisão dentro de um gênero musical específico, o que o torna ao mesmo tempo deliciosamente confuso e interessante”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!