Técnico de som em show
Foto via Shutterstock

Na semana passada rolou uma iniciativa muito bacana da cervejaria Devassa para ajudar músicos brasileiros afetados pelo Coronavírus.

Através do Devassa Tropical Ao Vivo, a marca que apoiou diversos eventos nacionais nos últimos anos reuniu 8 dos mais importantes festivais do país e realizou o que ficou conhecido como “Festival dos Festivais”.

No YouTube, os dias 30 de Abril, 01, 02 e 03 de Maio tiveram lives incríveis de nomes como Zeca Baleiro, Chico César, Jards Macalé, Liniker e os Caramelows, Mallu Magalhães, Ana Cañas, Plutão Já Foi Planeta, Teago Oliveira, Potyguara Bardo e mais.

O TMDQA! viu tudo bem de perto e foi te contando sobre os shows no Instagram, no Twitter e por aqui, através de matérias a respeito dos shows.

Além disso, também ressaltou como um QR Code na tela permitia que fossem feitas doações que serão direcionadas aos oito eventos para que eles ajudem roadies, técnicos de som, seguranças e tantas outras pessoas que trabalham com o mercado da música ao vivo e estão literalmente sem emprego e sem renda na pandemia.

Importância das Doações

Os artistas estão passando por um momento muito difícil. Sabemos que o palco é o lugar onde eles mais arrecadam dinheiro e, forçados a ficar em casa, tornou-se uma tarefa literalmente impossível viver dignamente de música.

Por isso, mais do que assistir às lives e prestigiar seus sons, é fundamental realizar as doações como se fossem ingressos. Já que eles nos fazem tão bem com suas músicas, nada mais justo do que retribuir, e quem falou a respeito com o TMDQA! foi Gabriel D’Angelo Braz, diretor de marketing da Devassa:

Acredito que neste momento a colaboração é fundamental. Todos estamos sendo impactados de alguma forma, principalmente a indústria da música brasileira e, em especial, aqueles que trabalham nos bastidores em sua grande maioria como freelancers. Assim, as lives são uma opção que combinam o entretenimento, para quem pode ficar em casa, com o apoio a centenas de profissionais que fazem essa cena acontecer.

Extensão das Doações

Pois agora temos uma boa notícia!

Se você não pôde ajudar em tempo, ainda será possível fazê-lo através das doações que continuarão até o próximo domingo, dia 10 de Maio.

Até agora, a iniciativa #UnidosPelaMusicaBrasileira arrecadou mais de 60 mil reais a serem distribuídos igualmente entre Radioca, Guaiamum Treloso Rural, DoSol, WEHOO, Bananada, Se Rasgum, Sarará e Carambola.

A ideia é ampliar tudo isso ainda mais, e para fazer a sua doação, basta clicar nesse link aqui que te levará ao site da Sympla, conhecida ticketeira que comercializa o maior número de ingressos para shows no país em tempos “normais”.

Ao TMDQA!, Gabriel também falou sobre a mecânica de doações:

A Sympla, como Devassa, já era parceira de alguns destes festivais, possuindo a tecnologia para fazer acontecer de forma segura e simples. De certa forma, nos buscamos manter o processo que as pessoas já se habituaram para a compra de ingressos.

Ele ainda completou falando sobre a ideia de colocar o projeto todo no ar e as possibilidades pensadas antes da execução:

Durante o desenvolvimento do projeto nós pensamos em algumas possibilidades, como antecipar a compra de ingressos para os eventos físicos, compra de experiências, etc. Porém, como ainda não sabemos quando os festivais voltarão a acontecer, optamos por evitar quaisquer frustrações, reforçando, assim, a causa que une a todos neste momento: a solidariedade e o amor à música brasileira.

E aí, já doou hoje?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!