Foto: Reprodução/YouTube

Uma das vozes mais icônicas do grungeMark Lanegan teve uma vida extremamente complicada mesmo depois do sucesso do Screaming Trees.

Em sua nova biografia, Sing Backwards and Weep (disponível em cópias autografadas com frete internacional por aqui e no Brasil por este link), o vocalista revelou algumas histórias de sua vida e falou também sobre a amizade com Kurt Cobain, icônico líder do Nirvana.

Com 29 anos, preso em uma banda da qual ele não gostava de fazer parte mas continuava para fugir de sua cidade natal em uma trilha de “decadência, depravação, qualquer coisa, tudo”, ele relata estar em Seattle, fumando sem parar e vestindo um roupão quando seu telefone começou a tocar.

Era Cobain quem ligava insistentemente para o amigo que conheceu em 1988, quando o Nirvana havia feito um pequeno show e Lanegan estava na plateia juntamente a Dylan Carson (Earth). Na obra, Mark cita que havia “vivido algo tocado pela grandeza” quando assistiu à apresentação, e eventualmente os dois criaram uma relação bastante próxima.

Pois foi naquele dia em que o telefone não parava de tocar que, horas depois, Kurt Cobain cometeu suicídio e deixou este mundo. Falando ao The Guardian, Mark relembrou a triste história e explicou que se recusou a atender porque acreditava que o amigo estava atrás de drogas ou com algum problema relacionado à esposa, Courtney Love, e falou:

Eu o conheci muito antes dele ser uma super estrela. Eu o considerava como um querido irmão mais novo. Essa é uma culpa que sempre irei carregar.

Mark Lanegan e Kurt Cobain

Eventualmente, foi a própria Courtney quem pagou todo o tratamento de reabilitação de Lanegan, que alega ter ficado viciado em drogas a ponto da heroína ter sido o que o fez sobreviver ao alcoolismo. Ele conta:

Ela teve um impacto direto na minha vida — eu não tenho nada além de amor por ela.

Depois de uma passagem pelo Queens of the Stone Age, Mark se estabeleceu de vez em sua carreira solo e está preparando o lançamento de seu décimo segundo trabalho, Straight Songs of Sorrow, previsto ainda para este ano.

Vale lembrar que a relação entre Cobain e Lanegan rendeu até um projeto em que eles faziam covers de Lead Belly, que acabou nunca lançando nada oficialmente. No entanto, o músico chamou tanto Kurt quanto Krist Novoselic, também do Nirvana, para gravar uma cover de “Where Did You Sleep Last Night?” lançada em seu primeiro disco solo, The Winding Sheet (1990).

O vocalista do Nirvana também participou da faixa “Down in the Dark”, e a banda tocou a versão da música do Lead Belly em seu histórico Acústico MTV de 1993. Aliás, Dave Grohl, já chegou a dizer que esse disco é um dos melhores de todos os tempos e você pode relembrar logo abaixo, juntamente à gravação do Nirvana.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!