Notícias

James Hetfield cancelou shows do Metallica por compromisso com “finais de semana sóbrios”

Recentemente, o Metallica cancelou aparições que faria em dois festivais esse ano por conta do tratamento de saúde de James Hetfield.

Em uma carta aberta, o vocalista e guitarrista da banda disse que tem compromissos importantes no seu processo de cura marcados para os finais de semana do Sonic Temple e do Louder Than Life, em Maio e Setembro, e eles não poderiam ser adiados.

Advertising
Advertising

Em uma nova entrevista à Ultimate Guitar, o vice-presidente executivo Gary Spivack, da Danny Wimmer Presents, empresa que estava organizando os festivais, falou mais sobre situação. Ele explicou que os compromissos em questão são “Finais de Semana da Sobriedade”, eventos importantes para quem está no processo de reabilitação, e encheu de elogios as pessoas da equipe do Metallica (via Metal Insider):

Bom, nós recebemos uma ligação dos empresários do Metallica, a Q Prime, que são os melhores no negócio, sem dúvidas, e nos disseram que o James tem ‘finais de semana da sobriedade’ que são finais de semana indispensáveis durante o ano. E, infelizmente, dois desses finais de semana cairiam nos nossos festivais. Apesar do Metallica ainda estar conosco no Welcome to Rockville, Epicenter e Aftershock, nós os perdemos para o Sonic Temple e Louder Than Life. Então, passou a ser, como você sequer pensa em substituir a maior banda no nosso planeta?

Claro que a resposta foi ótima, já que foram anunciados Red Hot Chili Peppers e TOOL para preencher o lugar do Metallica. Mais ainda, Spivack mencionou quão complicado é lidar com bandas dessa proporção e deixou claro que elas são como um “exército”, citando todos os fatores envolvidos na negociação:

Ah, disponibilidade, montagem de rota, eles estão em outros países, estão fora do ciclo. Não é como se fossem só quatro caras que podem subir no avião com suas guitarras. É um exército. Tem uma equipe, técnicos, tem o staff de suporte. Tem um monte de coisa que acontece por trás das cortinas quando se é uma grande banda. Então, é mexer uma máquina, literalmente, para fazer esses shows acontecerem. Felizmente, o RHCP e o TOOL conseguiram fazê-lo conosco.

James Hetfield e preocupações com saúde

Em outro trecho da entrevista, Danny Spivack mencionou a carta de Hetfield e frisou que ficou feliz pelo frontman. Ele também pediu para os fãs que ficaram indignados com o cancelamento que reflitam sobre a situação e leiam o comunicado:

Vá ao site do Metallica e leia o comunicado de James. É de coração, é cru, é do coração. E eu não sei como você pode jogar ódio nisso. É impossível para nós. Um cara focando no seu bem-estar e querendo melhorar, isso é tudo.

Vale lembrar que o próprio Danny Wimmer, que batiza a produtora, já havia ressaltado que “perdemos muita gente incrível recentemente” e que “algo precisa mudar”, apoiando a conduta de James de priorizar sua saúde.

Ele lembrou de músicos como Chester Bennington Chris Cornell, que lidaram com diversos problemas de saúde mental e pediu o apoio da “comunidade de rock” àqueles que “irão tomar uma atitude”.

Published by
Felipe Ernani