Brian May no Observatório Paranal
Foto: Wikimedia Commons

Para muitos, a música é um grande hobby. Mas e para os músicos, que levam como trabalho? Quais são os hobbies dos maiores astros do entretenimento?

Estamos aqui para responder essa questão. A NME compilou uma lista inicial, que usamos como base para construir a nossa. Veja a seguir!

12Slash (Guns N’ Roses) – Pinball

O guitarrista Slash, do Guns N’ Roses, tem uma paixão antiga por máquinas de pinball. Segundo o site Slash Paradise, inclusive, são quatro os preferidos dele: FunhouseParty ZoneFamília Addams Jurassic Park.

Claro que a favorita mesmo deve ser a do próprio Guns, que ele mesmo classificou como “a mais barulhenta do mundo”.

11Brian May (Queen) – Astrofísica


Brian May no Observatório Paranal

Brian May no Observatório Paranal. Foto: Wikimedia Commons

O lendário Brian May é muito mais do que apenas um gênio da guitarra. Com uma graduação em física no Imperial College London, ele começou – no mesmo local – um PhD em 1970 estudando luz refletida de poeira interplanetária e a velocidade da poeira no plano do Sistema Solar. Deu pra entender tudo, né?

Com o sucesso do Queen, ele abandonou a carreira em 1974 mas retornou aos estudos e entregou sua tese em 2007. Sensacional!

10Jack White (The White Stripes, The Raconteurs) – Forros para móveis


Jack White renovando sofá

Jack White renovando sofá. Foto: Reprodução/Facebook

Jack White não é exatamente uma pessoa convencional, né? Antes de ser dono da Third Man Records, ele fundou a Third Man Upholstery, que vendia forros e capas para móveis. O slogan da loja era “Your furniture is not dead” (“Seu móvel não está morto”), e isso rendeu uma composição curiosa.

Bem antes dos White Stripes estourarem, Jack se juntou com seu companheiro de profissão Brian Muldoon e gravou uma música chamada “Your Furniture Was Always Dead… I Was Just Afraid to Tell You” (“Seu móvel sempre esteve morto… Eu só tinha medo de te falar”). A dupla conhecida como The Upholsterers escondeu 100 cópias do single em móveis por aí. Só não vale sair abrindo sofás pra procurar…

9Charlie Watts (The Rolling Stones) – Carros antigos

Em entrevista à NME em 2018, o baterista Charlie Watts, dos Rolling Stones, disse: “eu tenho quatro carros antigos e não posso dirigir os malditos!”. Bom, cada um gasta como quiser, né? No vídeo abaixo (em 3:12) é possível ver os modelos que ele escolheu.

https://www.youtube.com/watch?v=EvRX2cKzkkY

8David Lovering (Pixies) – Mágica

O baterista do Pixies também seguiu uma carreira como mágico enquanto a banda esteve separada. David Lovering assumiu o pseudônimo “O Fenomenalista Científico” e contou mais sobre isso em papo exclusivo com o TMDQA!:

[…] Com o Pixies eu nunca tive nervoso, sempre foi tranquilo subir no palco e tocar na frente de um monte de gente. Eu não sei se é coisa de sempre estar atrás da bateria, de ter mais três pessoas tocando na minha frente, mas nunca estive nervoso. Agora, no meu primeiro show como mágico… Primeiro, deviam ter umas 10 pessoas… (Risos) […] Eu comecei a passar mal, o estômago embrulhando, sentindo o suor vindo… Foi horrível! (Risos) Essa minha persona como mágico me ensinou a ter confiança em mim mesmo e como falar em público. Não sei se isso afetou o meu modo de tocar, mas me mudou como pessoa. Nem que seja para falar ‘Boa noite, nós somos o Pixies’. (Risos)

7Bruce Dickinson (Iron Maiden) – Aviões

Como é bom ter dinheiro, né, Bruce Dickinson? O vocalista do Iron Maiden tem um hobby nada acessível: aviões. Inclusive, ele costuma carregar a banda no famigerado Ed Force One, avião customizado para os roqueiros.

Recentemente, ele pilotou um avião da Segunda Guerra Mundial. Abaixo, é possível ver um vídeo muito legal que mostra uma decolagem saindo de Fortaleza.

6Alice Cooper – Golfe

A lenda do rock Alice Cooper tem uma paixão gigante pelo golfe. Segundo ele próprio, ele pratica o esporte “todos os dias” – por isso, quando mandam ele se aposentar e jogar golfe todo dia, ele responde: “Eu já faço isso!”. Ele chegou até a lançar o livro Alice Cooper, Golf Monster: A Rock ‘n’ Roller’s 12 Steps to Becoming a Golf Addictque não foi traduzido.

5Maynard James Keenan (TOOL, A Perfect Circle) – Vinhos


Caduceus Cellars, vinícola de Maynard James Keenan

Caduceus Cellars, vinícola de Maynard James Keenan. Foto: Wikimedia Commons

Praticamente todo mundo gosta de beber um bom vinho. Mas o Maynard James Keenan gosta de fazê-los também: ele é dono de uma vinícola chamada Caduceus Cellars, no Arizona, e também o fundador da Co-Op – Four Eight Wineworks.

4Flea (Red Hot Chili Peppers) – Xadrez


Flea jogando xadrez

Pelo visto, o baixista do Red Hot Chili Peppers é um baita fã de xadrez. Quem contou isso foi o baterista do Snow PatrolJonny Quinn, que tocou no Rock in Rio 2011 junto da banda de Flea.

Nós assistimos ao Flea enfrentar o campeão mundial de xadrez. Ele foi muito bem e o cara estava jogando dois jogos de xadrez ao mesmo tempo – é um cara norueguês. Flea foi muito bem mas esse cara sempre ganharia. Ele segurou a onda um pouco.

3Stephen Morris (New Order, Joy Division) – Tanques de guerra

Pra explicar algo a gente precisa primeiro entender, então fica complicado falar sobre a paixão do Stephen Morris sobre veículos militares. O cara alegar ter, inclusive, um em específico que ele usa para dirigir na rua. Normal!

2Bill Wyman (The Rolling Stones) – Detectar metal

Você pode conhecer Bill Wyman como ex-baixista dos Rolling Stones, mas ele é um grande membro da comunidade de detectores de metal. Sério. O cara tem até o seu modelo personalizado, cujo site te convida para se juntar a Bill no “melhor hobby da Terra”.

1Rod Stewart – Trens em miniatura

Há poucos dias, Rod Stewart revelou que passou os últimos 26 anos construindo uma cidade em miniatura para seus trenzinhos poderem passear. Com influências de Chicago e Nova Iorque, o resultado é incrível.