
Quando o Muse anunciou que vinha ao Brasil para tocar no Rock In Rio e em São Paulo, seus fãs não sabiam muito bem o que esperar — ainda mais com a troca para um local bem menor na capital paulista, uma grande preocupação.
Digo isso porque quem acompanha a banda já sabe que as turnês pela Europa e América do Norte contam com uma estrutura de palco completa e grandiosa. Já quando o grupo vem à América do Sul, a história é outra. Mas não dessa vez, meus caros. Dessa vez, o Muse não economizou para entregar um dos maiores espetáculos da atualidade aos seus fãs brasileiros, que esperaram tanto por isso.
Mas calma que já falo desse tópico — agora, o assunto é o Kaiser Chiefs. A banda britânica foi anunciada de surpresa, já nos 45 do segundo tempo, como ato de abertura para a noite. O grupo, que já esteve no Brasil outras quatro vezes, agora veio divulgando seu novo disco de estúdio, Duck.
A grande verdade é que por aqui o trabalho não foi nada divulgado — e, por isso, a plateia acabou não reagindo com muita animação a boa parte da apresentação. Tudo bem, aquele não era mesmo o público do Kaiser Chiefs, mas houve um bom coro para os hits mais conhecidos, como “Ruby”, “Never Miss a Beat” e “Oh My God”. Apesar do feedback um pouco morno, o frontman Ricky Wilson se entregou o máximo possível — como sempre faz — e, lá pelo final do show, conseguiu arrancar aplausos, gritos e pulos do público.
Assim como todas as outras que já rolaram por aqui, essa foi mais uma grande apresentação do Kaiser Chiefs, que nunca decepciona.
Continua após a foto
Aí chegou a hora do Muse apresentar sua teoria da simulação pela primeira vez em São Paulo. A banda vem divulgando Simulation Theory, disco lançado no final de 2018 e que traz uma vibe ainda mais futurista para o grupo, com uma temática pra lá de interessante.
E agora, para aqueles que estavam curiosos com relação à estrutura: sim, a banda trouxe o palco completo para o Brasil, o usando tanto no espaço enorme do Rock In Rio quanto no espaço limitado do Ginásio do Ibirapuera nesta noite de quarta-feira (9). No Ginásio, a passarela usada pelo frontman Matt Bellamy chegava quase até o final da pista única do local, fazendo com que os fãs de todos os setores pudessem estar perto dos caras.
Tendo em vista que quando está no Brasil o grupo tem costume de tocar apenas em grandes festivais e estádios, essa foi uma oportunidade pra lá de única de ver um show gigantesco — em estrutura e em execução — tão de perto. E que bom, já que a fanbase brasileira da banda está esperando para ver um show completo dos caras há anos. Ponto para o Muse!
Continua após a foto
Outro destaque foi “Showbiz”, música ausente dos setlists mais recentes do grupo e que, após uma campanha dos fãs brasileiros, foi tocada neste show. Ainda no set estavam sucessos como “Uprising”, “Plug In Baby”, “Time is Running Out”, “Hysteria”, “Supermassive Black Hole”, “Madness”, “Starlight” e algumas mais recentes como “Dig Down”, “Pressure”, “Thought Contagion” e mais.
É seguro dizer que esse foi o melhor show que o grupo já fez no país até hoje, e o mais dedicado, também. Com estrutura completa — até o monstro Murph, boneco gigante que aparece nos palcos da banda, estava lá! –, surpresa no setlist e a entrega que os membros mostraram nessa noite, fica evidente que o Muse tem uma consideração grande pelo seu público no Brasil. Que voltem logo!
Confira fotos exclusivas abaixo e os setlists das apresentações.
Setlist e fotos: Muse
- Algorithm (versão curta)
- Pressure
- Psycho
- Break It to Me
- Uprising
- Propaganda
- Plug In Baby
- Pray (High Valyrian) (Matthew Bellamy solo)
- The Dark Side
- Supermassive Black Hole
- Thought Contagion
- Interlude
- Hysteria
- Showbiz (com riff de ‘Ashamed’)
- The 2nd Law: Unsustainable
- Dig Down (versão acústica)
- Madness
- Mercy
- Time Is Running Out
- Houston Jam (trechos de ‘Futurism’, ‘ Unnatural Selection’ and ‘Micro Cuts’)
- Prelude
- Starlight
- Algorithm
- Stockholm Syndrome / Assassin / Reapers / The Handler / New Born
- Knights of Cydonia
Setlist e fotos: Kaiser Chiefs
- People Know How to Love One Another
- Everyday I Love You Less and Less
- The Factory Gates
- Ruby
- Hole in My Soul
- Record Collection
- Never Miss a Beat
- I Predict a Riot
- The Angry Mob
- Oh My God