Divertida Mente 2
Divulgação

A tarefa de ser a continuação de um dos maiores sucessos do cinema no século é ingrata. Essa é a missão de Divertida Mente 2, lançamento da Pixar que retorna ao universo das emoções da jovem Riley, que deixa de ser uma criança em fase de formação para entrar na tão temida adolescência.

De fato, esta continuação não alcança o nível de excelência do seu antecessor, mas isso não é nenhum demérito. Dentro da sua proposta, Divertida Mente 2 é um filme bastante divertido e coloca em debate assuntos importantes.

Continua após o vídeo

Um dos principais fatores que atrapalham Divertida Mente 2 é a ausência do elemento surpresa. Como o primeiro filme era um produto totalmente novo, a sensação despertada no público envolve, além de tudo, a descoberta de uma grande história sendo contada em um mundo completamente desconhecido.

Dessa vez, o público não apenas conhecia o ambiente representado, mas também os principais personagens envolvidos. Coube à produção encaixar novos elementos a esse universo tão familiar, respeitando o que já existia e desafiando um meio já muito criativo a ser ainda mais inovador.

A sacada genial de Divertida Mente 2

A sacada genial em Divertida Mente 2 está em colocar a Ansiedade como a nova emoção mais influente em Riley, uma vez que ela está entrando na adolescência e esta é uma fase de grandes desafios.

Porém, é importante lembrar que estamos em um período histórico no qual o transtorno de ansiedade está cada vez mais comum, seja pelos avanços tecnológicos que permitem mais diagnósticos, seja pela avalanche de estímulos criada por uma sociedade constantemente conectada que nos tira do controle – ou da sensação do controle – até nas menores tarefas do dia a dia.

Apesar de focar em um grande episódio da vida de Riley, a forma como as outras emoções perdem espaço para a Ansiedade gradativamente é um processo que cria conexões com praticamente todos os espectadores: as crianças de forma subconsciente, e os adultos de maneira mais literal.

Continua após a imagem

Divertida Mente 2

E aí entra a importância de debater com a garotada temas outrora polêmicos: incentivar os jovens a conhecerem suas fragilidades e respeitar seus limites não significa que eles serão considerados fracos e frágeis.

Cultura Pop x saúde mental

A cultura Pop tem o poder de transmitir mensagens sobre saúde mental de maneira lúdica e criativa. Crianças podem aprender muito sobre si mesmas, criando reflexões que até então não tinham motivo para aparecer em suas curtas vidinhas.

Sendo assim, Divertida Mente 2 contribui para a aproximar o público infanto-juvenil de tais debates. O bem-estar e a qualidade de vida desses jovens passa pelo ambiente de diálogo e, quanto antes eles conseguirem identificar suas emoções e o quanto elas são importantes para o seu desenvolvimento, muitos problemas podem ser evitados.

Além disso, pais, professores e toda a rede de adultos que fazem parte da vida desses jovens devem estar preparados para conversar sobre isso em determinado momento. E, como já estamos acostumados, os filmes da Pixar deixam mensagens literais para os pequenos, mas outras escondidas nas sublinhas apenas para os adultos que as acompanham.

Novamente, Divertida Mente é um filme para toda a família. E se você tem transtorno de ansiedade então… é para assistir várias vezes!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!