Primeira vez do Radiohead na televisão
Foto: Reprodução / YouTube

Texto por Renan Bernardi

Toda grande banda já foi uma grande revelação. E como tudo tem uma primeira vez, separamos aqui algumas estreias na TV de bandas que vieram a ganhar o mundo ao longo dos anos.

Logo abaixo você pode assistir a uma série de vídeos que marcaram as primeiras vezes de nomes que vão de The Doors ao Radiohead passando por Nirvana e até o lendário David Bowie, que sempre pareceu já ter nascido para o estrelato.

 

The Doors

The Doors é uma banda que nasceu numa onda de grandes nomes dos anos 60, e seu primeiro álbum (o homônimo The Doors) logo se tornou um enorme sucesso de vendas.
Em 1967, mesmo ano de lançamento do álbum, a banda americana se apresentou pela primeira vez com um dos seus primeiros e maiores sucessos da carreira, “Break On Through”:

David Bowie

Quem também estreou nas telinhas com um dos maiores sucessos de sua carreira foi David Bowie.

Em 1970, a primeira aparição de Bowie na TV foi com a icônica “Space Oddity”, do álbum também homônimo David Bowie, que acabou ganhando o apelido do próprio single cuja performance pode ser vista logo abaixo.

 

U2

Com uma sonoridade muito diferente do que apresentou ao longo de sua carreira, a estreia do U2 na televisão foi em 1978 com a música “Street Mission”, que não está presente em seu primeiro álbum, Boy, que sairia só em 1980.

 

Nirvana

O primeiro álbum do Nirvana, Bleach (1989), teve um alcance enorme no underground mas irrelevante na grande mídia, e não precisamos falar do impacto mundial que foi o segundo álbum, o lendário Nevermind.

Em 1991, mesmo ano do lançamento do álbum, o Nirvana faz sua primeira aparição na TV americana, e a música escolhida? Bom, não podia ser outra…

https://www.youtube.com/watch?v=gZWnDSuWNWc

Foo Fighters

Depois do fim do Nirvana, Dave Grohl resolveu montar uma banda para tocar o álbum que havia gravado sozinho, o Foo Fighters, que acabou assim nomeando a banda.

E a primeira vez que eles tiveram a oportunidade de mostrar o seu som na grande mídia americana foi em 1995, e logo no famoso programa de David Letterman tocando “This Is A Call”.

R.E.M

Quem também estreou na TV através do programa de Letterman foi a consagrada R.E.M.

Em 1983 a banda tocou no programa e ofereceu apresentações furiosas das canções “Radio Free Europe” do seu álbum de estreia, Murmur, e “So. Central Rain” que viria a sair apenas no seu segundo álbum de estúdio, Reckoning.

Pet Shop Boys

Poucas bandas conseguem aparecer na TV antes de lançarem um material físico, e isso era ainda mais improvável nos anos 80.

Mas foi o que aconteceu com a Pet Shop Boys, uma das bandas pioneiras da música eletrônica, que teve sua estreia televisiva em 1984 tocando “West End Girls”, que faria parte do álbum Please de 1986.

Radiohead

1993 foi o ano em que o Radiohead foi apresentado ao mundo através de Pablo Honey, seu álbum de estreia. A banda logo chamou a atenção da mídia local pela proposta ímpar de seu som, e no mesmo ano o Radiohead se apresentou pela primeira vez na Carlton Television, rede de TV de Londres.

A apresentação foi de um show que aconteceu no The Beat, onde a banda tocou três músicas de seu álbum de estreia: “Anyone Can Play Guitar”, o clássico “Creep” e ainda “Blow Out”.

https://www.youtube.com/watch?v=lUW1gyS1bzU

Oasis

E para fechar a lista, outra banda que fez sucesso imediato logo com seu primeiro álbum: o Oasis. Em 1994, ano que nos deu o consagrado Definitely Maybe, a banda já fez sua primeira aparição na TV.

Aqui, você pode conferir um trecho dessa apresentação, onde a banda toca o sucesso “Supersonic”.

https://www.youtube.com/watch?v=marlitcxcaI

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!