Johnny Hooker no Circo Voador
Johnny Hooker no Circo Voador

Fotos por Manoel Félix do Nascimento

Gasolina, pânico, estocagem de alimentos.

Em meio ao caos que o Rio de Janeiro (e o Brasil) vive por causa da greve dos caminhoneiros, o Circo Voador, na Lapa, recebeu em seu palco na última sexta-feira (25) Johnny Hooker, que comandou uma noite memorável. Sob o já tradicional coro de “fora, Temer”,  o cantor pernambucano entrou em cena às 00h12, para delírio dos fãs, que encheram a lona.

Para abrir o setlist, Johnny escolheu “Touro”, do álbum lançado no ano passado, Coração, sendo acompanhado a plenos pulmões pela plateia. “Boa noite, Rio de Janeiro!”, saldou o artista de 30 anos, recebendo uma enxurrada de palmas. Na sequência, Johnny, com seu visual ao estilo Ney Matogrosso (foram três looks para a apresentação), cantou “Alma Sebosa”, sensualizando com o guitarrista Felipe Rodrigues, o que provocou muitos gritos do público. A canção faz parte do disco de estreia de Hooker, Eu Vou Fazer uma Macumba pra te Amarrar, Maldito!, de 2015.

Na hora de “Corpo Fechado”, o cantor dedicou a música aos seus haters, recebendo aplausos dos fãs. Em “Chega de Lágrimas”, Johnny, bastante sexual, perguntou quem transaria com ele. Candidatos pareciam não faltar. Depois de “Caetano Veloso”, “Eu vou Fazer uma Macumba pra te Amarrar, Maldito!” e “Volta”, o cantor recebeu Mc Carol durante “Você Ainda Pensa?”. Foi quando a banda saiu e ficaram apenas Johnny e a funkeira no palco. “Carol é uma das melhores pessoas que eu já conheci”, elogiou o cantor.

Em resposta, a pré-candidata à Deputada Estadual no RJ pelo PCdoB disse que estava muito emocionada. “Eu chorei demais no camarim antes de aparecer aqui”, revelou a MC, fã de Johnny. Logo após, Carol cantou seus hits “100% Feminista” e “Toca na Pista”. Em “Amor Marginal”, os músicos retornaram do backstage e Jhonny apresentou, devidamente, o já citado guitarrista da banda. Para cantar “Página Virada”, o cantor convidou ao palco o amigo Filipe Catto. Juntos, os dois protagonizaram um dos momentos mais bonitos do show.

Johnny contou ao público que Filipe foi uma das pessoas responsáveis por salvar a vida dele quando a depressão o assombrava. Já Filipe lembrou da importância de dar amor ao próximo em tempos tão obscuros. Em seguida, os dois, trocando bastante afeto, cantaram “Canção de Engate”, música de Filipe. Entre “Poeira de Estrelas” e “Coração de Manteiga de Garrafa”, Johnny apresentou o restante da banda: a baixista Joana Cid, o baterista Thiago Duartes, o tecladista Artur Dantas e o trompetista Alan Ameson.

Antes de “Eu não Sou seu Lixo”, Johnny alertou a plateia para os perigos de um relacionamento abusivo. O cantor disse que sofreu bastante com o problema durante o período em que morou no Rio de Janeiro e pediu para que os fãs não se sujeitassem a qualquer experiência semelhante. É claro que a execução da música veio como uma ode à auto estima.

Mais tarde, vieram “Boato” e “Beija-Flor”, regravação do sucesso do Timbalada feita especialmente para a novela global das nove, Segundo Sol. A nova versão encerrou a apresentação antes do bis, às 01h50. Sobre a faixa, Hooker disse: “Eu tinha que tocar essa música para vocês”. Enquanto Johnny deixava o palco, os fãs, em coro, pediam “Flutua”. Então, o cantor voltou para atender ao pedido do público.

Com uma faixa estendida no palco que dizia “Matheusa, presente”, em referência à estarrecedora morte por traficantes da estudante carioca de 21 anos Matheusa Passarelli no início do mês, Johnny entoou seus versos sobre liberdade, respeito e amor presentes na canção com participação de Liniker, gerando verdadeira catarse coletiva no Circo Voador, após quase duas horas de show.

Naquele clima de comoção, lembrando ainda de Marielle Franco, Anderson Gomes e Dandara dos Santos, Johnny Hooker era a representação da esperança por dias melhores em um mundo de guerra e ódio.

Setlist:

1. “Touro”
2. “Alma Sebosa”
3. “Corpo Fechado”
4. “Chega de Lágrimas”
5. “Caetano Veloso”
6. “Eu Vou Fazer uma Macumba pra te Amarrar, Maldito!”
7. “Volta”
8. “Você Ainda Pensa?” (participação de Mc Carol)
9. “100% Feminista”/ “Toca na Pista” (Mc Carol)
10. “Amor Marginal”
11. “Página Virada” (participação de Filipe Catto)
12. “Canção de Engate” (Filipe Catto)
13. “Poeira de Estrelas”
14. “Coração de Manteiga de Garrafa”
15. “Eu não Sou seu Lixo”
16. “Boato”
17. “Beija-Flor”

Bis:

18. “Flutua”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!