Thom Yorke, do Radiohead, no Primavera Sound
Foto via Shutterstock

Foto de Thom Yorke via Shutterstock

Utilizar ciência e cálculos matemáticos para quantificar características subjetivas não é algo muito aconselhável, mas às vezes os resultados são interessantes.

E esse é o caso de Charlie Thompson, um analista de dados, que resolveu criar um “Índice de Melancolia” para quantificar o nível de “tristeza” carregado em todas as músicas do catálogo do Radiohead para determinar qual a canção mais triste da história do grupo.

O resultado talvez não surpreenda muitos: “True Love Waits” alcançou nota máxima (1) na escala. Tendo sido gravada pela primeira vez em um EP de 2001 com uma modesta versão acústica, a faixa foi regravada em uma versão completamente diferente pelo grupo para o disco A Moon Shaped Pool, lançado no ano passado.

Não é para menos. A canção foi escrita no começo da carreira do Radiohead, época em que Thom Yorke começou seu longo relacionamento com Rachel Owen, com quem esteve casado até 2015.

Muitos fãs especulam que a faixa tenha tomado um significado completamente novo para o cantor após sua separação, explicando o fato da nova versão ser muito mais “sombria” que a original. Infelizmente, Owen faleceu em Dezembro do ano passado devido a um câncer.

Caso você esteja interessado, você pode conferir o interessante estudo clicando aqui. Ouça “True Love Waits” logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!