Discos produzidos por Gil Norton

Gil Norton é um produtor britânico nascido em Liverpool que tem em sua carreira participações em álbuns de grandes bandas dos Estados Unidos.

Ao trabalhar, em um primeiro momento com o Pixies, ele se tornou sinônimo de qualidade no rock alternativo e a partir daí começou a produzir alguns discos influentes dos anos 90 e 2000.

Como você vai ver na lista abaixo, Gil Norton sempre teve tarefas difíceis ao produzir álbuns em momentos críticos das carreiras das bandas, que assinavam com grandes gravadoras, mudavam de formação ou precisavam lançar um novo álbum após um grande sucesso.

Passeie com a gente pela lista e divirta-se!

 

Pixies – Doolittle (1989)

Pixies - DoolittleEm 1989 a lenda do rock alternativo Pixies lançou seu segundo disco de estúdio, Doolittle, e foi Gil Norton quem o produziu.

Até hoje o álbum é visto como um dos pontos altos da carreira do grupo, e com hits como “Here Comes Your Man” e “Monkey Gone to Heaven”, agradou público e crítica.

Gil Norton voltaria a trabalhar com o Pixies em diversos lançamentos, incluindo o recente Indie Cindy, de 2014.

 

Counting Crows – Recovering The Satellites (1996)

Counting Crows - Recovering the SatellitesApós explodir no mundo todo com o mega hit “Mr. Jones”, de seu disco de estreia, o Counting Crows mostrou que era muito mais que um sucesso e tinha canções de rock alternativo bastante consistentes.

Em 1996 o grupo lançou seu segundo álbum, Recovering The Satellites, e assim como no caso do Pixies, esse é visto como um dos pontos altos da carreira dos caras.

Gil Norton produziu todas as faixas com exceção de “Miller’s Angels”.

 

Foo Fighters – The Colour And The Shape (1997)

Foo Fighters - The Colour And The ShapeApós o disco de estreia com o Foo Fighters onde gravou todos os instrumentos, Dave Grohl montou uma banda propriamente dita e entrou em estúdio para gravar The Colour And The Shape.

O álbum de 1997 foi gravado durante quatro meses, começando em Novembro do ano anterior, e Gil Norton foi escalado para a tarefa de produtor.

Junto com Grohl, ele teve que lidar com regravações motivadas pelo descontentamento do líder do grupo em relação às baterias, principalmente. Foi durante a gravação do álbum que o baterista William Goldsmith foi demitido, inclusive.

O resultado é aquele que muitos consideram o melhor álbum da carreira da banda, com hits como “Monkey Wrench”, “Everlong”, “My Hero” e “Walking After You”.

 

Patti Smith – Gung Ho (2000)

Patti Smith - Gung Ho

Gung Ho é o oitavo disco de estúdio da lendária Patti Smith, e o primeiro até então a não tê-la na capa; quem aparece é seu pai, Grant Smith.

O álbum produzido por Gil Norton entrou na lista da Rolling Stone com os melhores discos do ano 2000, foi indicado ao Grammy de Melhor Performance Vocal Feminina de Rock pela música “Glitter in Their Eyes” e ainda teve participação política nas eleições daquele ano.

“New Party” foi usada como a música oficial do candidato Ralph Nader à presidência dos Estados Unidos.

 

Feeder – Echo Park (2001)

Feeder - Echo ParkEcho Park é o terceiro disco de estúdio da banda galesa de rock alternativo Feeder, e o trabalho foi produzido por Gil Norton.

Bem recebido por público e crítica, o disco entrou para a história da banda por uma série de motivos: primeiro, é tido como um dos melhores de todos os tempos no Reino Unido, tanto que a Kerrang! o colocou na posição de número 25 em sua lista com o Top 100 do assunto.

Além disso, foi o último álbum do Feeder com o baterista Jon Lee, que cometeria suicídio no ano seguinte.

 

Dashboard Confessional – A Mark, A Mission, A Brand, A Scar (2003)

Dashboard Confessional - A Mark, A Mission, A Brand, A ScarDe forma similar ao Foo Fighters, A Mark, A Mission, A Brand, A Scar é o primeiro disco em que o Dashboard Confessional aparece como uma banda mesmo.

Os dois discos anteriores foram todos idealizados e gravados por Chris Carrabba, e aqui, com produção de Gil Norton, o Dashboard chegou à posição de número dois na principal parada da Billboard, vendendo 122 mil cópias na sua primeira semana de lançamento.

https://www.youtube.com/watch?v=kVN2b0DdZAQ

 

The Distillers – Coral Fang (2003)

The Distillers - Coral FangA banda de punk rock The Distillers, liderada por Brody Dalle, lançou apenas três discos em sua carreira, e cada um é bem diferente do outro.

Se o primeiro aposta no punk cru, o segundo incorpora outros estilos do rock and roll e o terceiro, Coral Fang, flerta com experimentações, rock alternativo e mais.

O álbum foi o primeiro e único do Distillers por uma gravadora grande, a Sire/Warner, e é tido por muitos como o ponto alto do grupo, que encerraria as atividades três anos depois.

Gil Norton produziu o trabalho.

 

Jimmy Eat World – Futures (2004)

Jimmy Eat World - Futures

Em 2004, três anos após o lançamento do super bem sucedido Bleed American, o Jimmy Eat World finalmente resolveu lançar seu sucessor.

Para tanto, recrutou o produtor Gil Norton e gravou Futures, álbum muitíssimo bem recebido por público e crítica e que é tido, ao lado do seu antecessor, como um dos melhores da carreira da banda.

 

Surfer Blood – Pythons (2013)

Surfer Blood - Pythons

Em 2010 a banda de rock alternativo Surfer Blood explodiu com seu disco de estreia, Astro Coast, e rapidamente tornou-se queridinha dos indies e presença garantida em festivais mundo afora.

Três anos depois, contratado pela Sire/Warner, o grupo preparou seu segundo álbum, Pythons, e Gil Norton foi o produtor.

Joey Santiago, guitarrista do Pixies, emprestou alguns de seus equipamentos para que a banda gravasse o disco, mas ele não foi bem recebido e muitos criticam justamente a produção “polida demais” de Norton.

 

AFI – Burials (2013)

AFI - BurialsEm 2013 o AFI estava há quatro anos sem lançar um novo disco de estúdio quando gravou Burials.

Segundo a própria banda, trata-se de um disco pesado, sobre “traição, crueldade, fraqueza, ansiedade, pânico, dor e perda”.

Para gravar o seu nono disco, o AFI recrutou o produtor Gil Norton.

 

Listas de Produtores

Discos com a mão de Brendan O'BrienVeja nossos outros posts especiais com listas de discos produzidos por grandes nomes nos links abaixo:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!