Segundo Dia

De Jards Macalé, passando pelo funk carioca e indo até ao singular som do LCD Soundsystem, o segundo dia do festival In-Edit Brasil trouxe surpresas muito agradáveis para os olhos.

Jards Macalé

No MIS-SP, às 17h30, o diretor Eryk Rocha apresentou Jards, em uma sessão que contou inclusive com a presença do próprio Jards Macalé. O filme registra o processo de gravação do novo disco de Macalé, Jards, compondo um retrato intimista do músico durante sua nova empreitada. Destaca-se a habilidade de Rocha em transformar a simples observação em um universo de total fruição sensória. O documentário de Eryk Rocha serve como um estímulo a mais para que se escute o novo trabalho do músico. Jards conta com a participação de diversos outros músicos, como Elton Medeiros, Thais Gulin, Luiz Melodia e Frejat.

A Batalha do Passinho

Ainda no MIS, às 20h o diretor Emilio Domingos apresentou seu novo documentário, A Batalha do Passinho. A história do Passinho remete há alguns anos e cristalizou-se num vídeo postado na Internet, o “Passinho Foda”:

Inspirados pela possibilidade de expressarem-se e dialogarem entre si através da nova dança, jovens de diversas partes da periferia do Rio de Janeiro acabaram por construir um novo movimento. Seguindo a tradicional batida do Funk carioca, os dançarinos reúnem-se e disputam entre si quem é o “Rei do Passinho”. Trata-se de um bom documentário em que nos aproximamos dos jovens retratados individualmente, não só como representantes de determinada conjuntura social.

LCD Soundsystem - Shut Up And Play The Hits

Às 23h, no CINESESC, foi a vez de Shut Up and Play the Hits (Dylan Southern e Will Lovelace), documentário sobre os últimos dias da banda LCD Soundsystem. Além de registrar momentos do último show do grupo, no Madison Square Garden, o filme incorpora o líder, James Murphy, como protagonista.

O documentário acompanha Murphy em momentos prosaicos no dia seguinte ao show de despedida do LCD Soundsystem, revelando a inerente melancolia do músico frente ao término da banda. Ainda que o filme aponte a ideia fixa de Murphy em fechar esse capítulo de sua vida, a tristeza do músico transpassa a tela quando o vemos visitar o armário que continha o equipamento da banda, antes que este fosse vendido. Shut Up and Play the Hits é indispensável aos fãs do LCD Soundsystem.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!