Paul Allen tocando guitarra
Foto: Reprodução / MoPop

Essa semana nós recebemos a triste notícia de que Paul Allen, co-fundador da Microsoft ao lado de Bill Gates, morreu aos 65 anos de idade por conta de um câncer.

Nascido em Seattle, o bilionário passou a vida toda dedicando seu tempo, esforço e dinheiro para causas nobres na cidade, inclusive investindo bastante na cultura local que já deu tanto ao mundo como, por exemplo, o movimento grunge.

Quando demos a notícia da morte de Allen por aqui, falamos que Krist Novoselic (Nirvana) foi um dos primeiros a se pronunciar a respeito, e disse que ele fez de Seattle uma cidade melhor.

Nos dias que seguiram, outros gigantes da música da cidade também falaram a respeito, com o Pearl Jam publicando a foto de uma palheta do Seattle Seahawks, time de futebol americano do qual Allen era o dono, dizendo:

Descanse em paz Paul Allen. Obrigado pelas contribuições imensuráveis para a comunidade e muito mais. Rock on.

Quem também falou sobre o cara foi Jerry Cantrell, fundador do Alice In Chains, que publicou a foto de uma capa de revista com Paul Allen empunhando uma guitarra e o seguinte texto:

Paul Allen. Ser humano gigante. Boas lembranças dos nosso caminhos se cruzando aqui e ali, tocando juntos, assistindo a jogos do Seahawks. Nossas condolências à família de Allen.

Outro nome influente de Seattle que se pronunciou foi Vicky Cornell, viúva de Chris Cornell, que disse:

Obrigado Paul Allen por todas as suas contribuições na tecnologia, esportes, artes e filantropia. A vida que você levou foi uma inspiração e irá continuar sendo – seu legado será eterno. Meu coração e as minhas orações ficam com a família, amigos e colegas.

Paul Allen

Museum Of Pop Culture, em Seattle
Foto do Museum Of Pop Culture via Shutterstock

Com uma fortuna estimada em mais de 20 bilhões de dólares, Paul Allen doou cerca de 2 bilhões às mais diversas causas que pudessem levar a humanidade adiante em diversas áreas.

Apaixonado pela música, tocava guitarra e frequentemente era visto em festas onde mostrava seus riffs e solos.

Em 2000 ele fundou o Museum Of Pop Culture em Seattle como forma de celebrar a cultura na cidade em que nasceu, não medindo esforços para fazer do prédio um dos mais interessantes do planeta, com design do influente arquiteto canadense Frank Gehry.

O cara ainda era dono do Seattle Seahawks, da NFL, do Portland Trailblazers, da NBA e co-proprietário do Seattle Sounders, da MLS.

Microsoft

Foi Allen quem deu a ideia do nome “Micro-Soft” ao sócio Bill Gates, que conhecia desde a adolescência e com quem passou muito tempo programando até fundar, ao seu lado, a empresa no ano de 1975 em Albuquerque, Novo México.

Gates disse que os computadores pessoais não existiriam sem Paul, que ao seu lado comprou o sistema operacional QDOS de outra startup em Seattle e o melhorou para atender um negócio que havia fechado com a IBM sem ter efetivamente um produto em mãos.

Como haviam prometido entregar o sistema que a empresa precisava, os dois passaram seis semanas mexendo nele e o adaptando para as necessidades da IBM.

O resto é história, já que a partir daí veio o MS-DOS e, posteriormente, o Microsoft Windows, utilizado pelo mundo todo nos PCs.

https://www.instagram.com/p/Bo-GwWnHorP/?utm_source=ig_embed

https://www.instagram.com/p/Bo-3ahtFrP7/?utm_source=ig_embed

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!