Cidade de Austin cria data especial inspirada em Daniel Johnston

O "Hi, How Are You" Day foi destinado à conscientização sobre saúde mental

Daniel Johnston
Foto por Roger Ho
 

Embora tenha nascido na Califórnia, o excêntrico músico Daniel Johnston acabou conquistando uma moderada notoriedade através da cena musical underground da cidade de Austin, no Texas, durante os anos 80 e 90.

Lá, Johnston iniciou sua carreira distribuindo fitas com suas composições para diversas pessoas enquanto trabalhava em um McDonald’s, chegando a gravar mais de onze álbuns ao longo da década de 80.

No entanto, o músico ficou realmente “famoso” quando Kurt Cobain, do Nirvana, começou a aparecer publicamente com uma camiseta com o desenho da capa do disco Hi, How Are You?, lançado em 1983.

Agora, inspirado no aniversário de Johnston, a cidade de Austin declarou o dia 22 de Janeiro como o Hi, How Are You? Day, inspirado tanto no disco como no mural desenhado pelo músico em uma das esquinas da cidade.

Além de servir como uma homenagem ao cantor, a data também serve para a conscientização de doenças relacionadas à saúde mental — problemas que Johnston vem enfrentando ao longo de sua vida, tendo sido diagnosticado com esquizofrenia e depressão severa.

“‘Hi, How Are You?’ é mais do que um dos murais mais icônicos de Austin”, disse o prefeito Steve Adler em uma declaração para a NPR. “É um lembrete de entrar em contato com seus amigos e vizinhos para ver se eles estão bem, e para as pessoas que passam por problemas de saúde mental é um lembrete de que você tem uma comunidade enorme que pode aguentar uma resposta honesta porque queremos ajudar vocês a terem o suporte necessário”.

A data foi sugerida por Courtney Blanton e Tom Gimbel, co-fundadores da Hi, How Are You? Foundation em parceria com a SIMS Foundation, organização sem fins lucrativos que disponibiliza ajuda em relação à problemas de saúde mental para artistas da cidade.

Para comemorar a inauguração do dia especial, Daniel Johnston participou de um show comemorativo ao lado de vários outros músicos locais. Você pode conferir registros da apresentação logo abaixo, via Brooklyn Vegan.

HBD Daniel Johnston and Happy “Hi, How Are You?” Day 👋

A post shared by Grace Chomick (@grch0) on

Comentários