Rage Against The Machine

Em 1996 a banda Rage Against The Machine era um dos nomes mais quentes do rock and roll, estava lançando o elogiado segundo disco Evil Empire e seus shows pelos Estados Unidos eram mais do que concorridos.

No que pode ser considerado um dos melhores momentos da carreira, o grupo mostrava seus riffs e mensagens políticas pelo mundo todo e é de se esperar que shows do grupo fossem aguardados com bastante ansiedade por fãs locais de Zack De La Rocha, Tom Morello e companhia.

Acontece que há 20 anos, em 11 de Agosto de 1996, uma cidadezinha chamada Spanish Fork, em Utah nos Estados Unidos, foi palco de um show da banda por uma espécie de “acidente”.

A população local que hoje chega a quase 35 mil habitantes não passava dos 16 mil na época, número que corresponde ao público de um grande show do Rage em um centro maior na época, por exemplo, e não fazia muito sentido acontecer uma apresentação desse porte por ali.

Acontece que o responsável pela área de feiras da cidade recebeu uma ligação um belo dia com dois pedidos: se eles aceitavam shows e se a data estava disponível. Respondendo “sim” para as duas, ele nunca imaginou que uma banda conhecida internacionalmente pisaria na cidade.

Mas ela pisou, e como as letras do Rage sempre foram conhecidas por sua carga política, a cidade do interior dos EUA começou a ferver dias antes da apresentação e boatos davam conta de que tudo terminaria em confusão, o que ocasionou até mesmo uma petição para que o show fosse cancelado.

Além da tentativa de que a banda não tocasse por lá, houve também outra iniciativa de habitantes contra o show que tentaram pedir 10 dólares para cada habitante da cidade a fim de pagar o cachê do grupo sem que ele tocasse.

Nada disso deu certo e o show aconteceu, como você pode imaginar, sem nenhum tipo de problema, já que mesmo tendo mensagens fortes a própria banda sempre foi avessa a confusões como as que o povo de Spanish Fork previa, com enfrentamentos e violência.

Cobertura da Imprensa

No vídeo abaixo você pode ver uma matéria da TV local que abre com um texto dizendo que “a banda da cidade grande” fala sobre assassinatos e suicídio e irá fazer um show na “cidade rural” que é Spanish Fork.

Uma das moradoras diz que seu irmão irá para lá com alguns cachorros para “assustar as pessoas caso elas decidam fazer algo” e outra revela que fechou seu comércio mais cedo com medo de confusão.

Uma das representantes da prefeitura diz que por conselho dos advogados, a cidade decidiu proibir qualquer tipo de show depois da performance do Rage Against The Machine, política que mudou após um tempo mas foi revista para que os responsáveis pelo menos verifiquem quais são os artistas que se apresentariam.

Procurando por declarações na Internet, você encontra relatos de que o responsável pelo local que marcou o show “por acidente” foi inclusive ameaçado por habitantes locais e ficou “devastado” pelo que foi considerado um “erro”.

Cerca de 9 mil pessoas (mais da metade da população local) acabaram indo ao show e ao final do vídeo um dos espectadores diz que tudo correu muito bem pois se trata apenas de “um monte de jovens se divertindo, e se os adultos não podem lidar com isso, bem, eles deveriam aprender a se divertir.”

E não é mesmo?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!