Os 50 melhores discos nacionais de 2014

 

10 – Raimundos

Cantigas de Roda

raimundos-cantigas-de-roda

Muita gente achava que o Raimundos não lançaria um novo disco e se dedicaria exclusivamente às concorridas turnês que tem feito pelo Brasil.

Para a nossa alegria, a banda lançou Cantigas de Roda, discão que traz Digão nos vocais de forma mais consistente do que nunca e diversos elementos que consagraram a carreira da banda.

Do hardcore ao rock com refrão grudento, o novo do Raimundos é um baita retorno à forma.

 

 

9 – This Lonely Crowd

Möbius & The Healing Process

this-lonely-crowd-mobius-and-the-healing-process

Se contarmos o disco de b-sides Doppeldanger and Other Delicious Secrets (2012), Möbius & The Healing Process é o quarto álbum dos curitibanos do This Lonely Crowd, e o melhor deles.

Möbius é denso, passional e articulado como os anteriores, mas é significativamente mais pesado e paranoico, com misturas ainda mais complexas entre o shoegaze, o post-rock e as texturas do black metal.

 

 

8 – Criolo

Convoque Seu Buda

criolo-convoque-seu-buda-capa

De repente e não mais que de repente o rapper Criolo disponibilizou seu novo disco, Convoque Seu Buda, na íntegra, e voltou a mostrar porque é um dos grandes nomes do gênero.

Sem um mega hit inicial como “Não Existe Amor em SP”, de seu aclamado disco anterior, Buda é uma coleção de grandes pérolas de Criolo, com letras que têm a sua cara e canções mesclando o hip hop à música popular brasileira.

 

 

7 – SILVA

Vista Pro Mar

silva-vista-pro-mar

Vista Pro Mar é uma espécie de consolidação para a obra do músico SILVA, que mostra ser capaz de compor em grande estilo unindo diversos elementos diferentes da música brasileira e do que está acontecendo lá fora.

Com o álbum, o músico mostrou ser um dos grandes nomes da nossa música, que passa por um período extremamente prolífico.

 

 

6 – Ruído/mm

Rasura

ruído mm - Rasura

Curitiba parece ser uma terra fértil para bandas de post-rock, e Rasura, do Ruído/mm é um grande exemplo disso.

De sua bela capa até o conteúdo que é composto por 8 faixas, o álbum é uma viagem das mais interessantes através de músicas instrumentais que transcendem o papel de trilha sonora e prendem a atenção do ouvinte do começo ao fim.

 

 

5 – O Terno

O Terno

o-terno-2014

Quem também se consolidou com um novo disco lançado em 2014 foi o trio paulistano O Terno.

Navegando em mares mais psicodélicos e nunca perdendo as suas referências à capital paulista, a banda soube construir novas canções e narrativas que mostram porque o grupo tem sido um dos mais badalados no rock alternativo brasileiro.

 

 

4 – menores atos

Animalia

Menores Atos - Animalia

Animalia é uma verdadeira obra prima dos cariocas do menores atos.

Post-hardcore, rock alternativo, emo e hardcore estão todos muito bem encaixados em um disco que vai te deixar sem fôlego do começo ao fim com suas oitavadas potentes e letras que falam sobre as relações do cotidiano.

 

 

3 – Pense

Além Daquilo Que Te Cega

Pense - Além Daquilo Que Te Cega

Espelho da Alma, disco de estreia do Pense, colocou os fãs do bom hardcore melódico em alerta. Além Daquilo Que Te Cega, o segundo do quinteto mineiro, mostrou uma evolução considerável em todos os aspectos apresentados anteriormente, e consolidou o grupo como um dos nomes mais interessantes do HC no Brasil.

 

 

2 – Titãs

Nheengatu

Titãs - Nheengatu

Nheengatu é um álbum com a cara das melhores fases do Titãs, um dos grupos mais importantes da história da música no Brasil.

Mesmo com uma formação muito diferente, volta a arranjos e temas similares aos do clássico Cabeça Dinossauro e fala sobre o momento vivido no Brasil com propriedade, como nenhuma outra banda poderia fazer.

O último disco do grupo é, sem dúvidas, um dos pontos altos da carreira de quem vive o rock nacional há tantas décadas.

 

 

1 – Far From Alaska

modeHuman

Far From Alaska - modeHuman

A banda potiguar Far From Alaska vem quebrando barreiras gigantescas desde que começou a carreira no Rio Grande do Norte.

Em 2014 veio o primeiro disco cheio, modeHuman, e uma aula de como mesclar influências em tempos onde tanta gente não as absorve e processa, mas apenas as reproduz.

Do post-hardcore ao hard rock, do pop ao punk, do sludge ao hardcore e com uma sonoridade bastante particular, o Far From Alaska tornou-se o nome mais importante do underground brasileiro com riffs matadores e apresentações ao vivo marcantes.

Em 2015 a banda irá se apresentar no Lollapalooza Brasil e não é à toa, já que modeHuman, do Far From Alaska, é o melhor disco nacional de 2014.

 

Melhores discos internacionais

melhores-discos-internacionais-2014

Veja a nossa lista com os 50 melhores discos internacionais de 2014 clicando aqui.

 

Comentários