"THE BLACK ALBUM"

7 CURIOSIDADES SOBRE  

DO METALLICA

"METALLICA", disco conhecido como "Black Album", completa 30 anos de lançamento em 12 de Agosto

Bora navegar por curiosidades do disco que mudou a história da banda e do Rock?

Quinto álbum da banda liderada por James Hetfield, foi lançado em 12 de agosto de 1991. Ficou conhecido como "The Black Album" por sua capa totalmente na cor preta e o logo da banda.

O álbum marcou uma mudança na música da banda do estilo thrash metal de seus quatro álbuns anteriores para um som mais lento e refinado, sem deixar de ser pesado.

O álbum que ocupa o 14º lugar na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, também rendeu à banda um Grammy Award de Melhor Performance de Heavy Metal em 1992.

Os singles desse álbum tornaram-se algumas das canções mais conhecidas da banda.  São eles: "Enter Sandman", "The Unforgiven", "Nothing Else Matters", "Wherever I May Roam" e "Sad but True". 

Foi o primeiro disco do Metallica a ocupar o topo das paradas e tornou-se  o disco mais vendido de qualquer gênero musical nos últimos 30 anos, com 17 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos e 35 milhões no mundo inteiro.

"The God That Failed" fala sobre como Hetfield lidou com a morte da mãe e suas crenças religiosas. Ela morreu de câncer depois de recusar assistência médica, apenas contando com sua crença em Deus para curá-la.

O álbum custou a Lars Ulrich, Kirk Hammett e Jason Newsted muito mais que tempo e dinheiro. Durante as gravações os três músicos terminaram seus casamentos.

Para comemorar os 30 anos do disco, a banda está gravando um podcast e serão oito episódios em homenagem ao disco homônimo.