Kate Bush e David Gilmour
Reprodução/YouTube

Kate Bush não fez muitos shows durante sua carreira, mas um deles foi pra lá de especial e contou com a participação de ninguém menos que David Gilmour.

Em 1987, ainda divulgando o disco Hounds of Love (1985), a cantora se apresentou no Secret Policeman’s Ball, dentro do Palladium de Londres. Por lá, ela contou com o membro do Pink Floyd tanto na guitarra quanto nos backing vocals, e juntos eles tocaram o hit “Running Up That Hill” – assista ao fim da matéria!

Desde 2022, após ser inserida na trilha sonora da quarta temporada Stranger Things, a música voltou a fazer sucesso e nunca mais saiu das paradas.

Kate Bush e David Gilmour

A parceria de Bush e Gilmour, porém, vem de muito antes, afinal foi o guitarrista quem descobriu o talento da artista.

O músico recebeu uma das fitas demo da cantora, com mais de 50 músicas, e se apaixonou pelo que ouviu. Após mostrar as faixas para alguns contatos, Kate Bush assinou com a gravadora EMI no final dos anos 70.

Em entrevista à BBC (via Igor Miranda), o artista disse:

Fiquei intrigado por aquela estranha voz. Fui até a casa dela, conversei com seus pais em Kent. E ela tocou para mim, nossa, devia ter 40 ou 50 músicas na fita. E eu pensei ‘eu devia tentar fazer alguma coisa’.

Acho que tínhamos o pessoal da gravadora no número 3 da Abbey Road. E eu disse a eles ‘querem ouvir algo que eu tenho?’ Eles disseram ‘claro’, então fomos até outra sala e toquei para eles ‘The Man with a Child in his Eyes’. E eles disseram ‘sim, obrigado – vamos pegar’ (risos).

David Gilmour acabou co-produzindo The Kick Inside, disco de estreia da cantora lançado em 1978, e também participou como guitarrista em outros discos da carreira.