
Veja o resumo da notícia!
- Dificuldades iniciais da medicina para visualizar órgãos internos, como a necessidade de contrastes invasivos e radiografias limitadas.
- Investimento da EMI, empresa dos Beatles, em pesquisa médica, impulsionando o desenvolvimento da tomografia computadorizada.
- Chegada do primeiro tomógrafo no Brasil, viabilizado por uma doação após um procedimento médico bem-sucedido.
Talvez muitos nem imaginam, mas os Beatles tiveram um papel importante no avanço de exames de imagem. Essa curiosidade foi compartilhada recentemente pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho no programa Conexões, da Rádio JBFM.
Para contextualizar a necessidade dos avanços, o profissional explicou que no início de sua carreira não existiam exames capazes de mostrar, com clareza, o interior dos órgãos:
“Pra você avaliar o intestino, você tinha que tomar um contraste horroroso, fazia uma radiografia, você só via o trânsito, mas não via o intestino. No cérebro, a mesma coisa, você tinha que injetar contraste na carótida, tinha que injetar ar na coluna para o ar subir para o crânio, e aquilo dava uma imagem, mostrava se tinha algum desvio, mas você não via o cérebro.”
O médico explica que os recursos médicos começaram a avançar nos anos 60, quando a empresa inglesa Electrical and Musical Industries (EMI), que gerenciava os Beatles, decidiu investir parte do lucro dos Fab Four nas pesquisas relacionadas à saúde:
“Eles ganharam tanto dinheiro com os Beatles que investiram na área médica e desenvolveram a primeira tomografia computadorizada do mundo. Tanto que no início só tinham eles no mercado, a gente se referia ao exame como EMI, ‘Vamos fazer um EMI’. Isso transformou a medicina, porque foi a primeira vez que os órgãos foram visualizados, o cérebro, o pulmão, tudo.”
Beatles são grandes responsáveis pelo avanço de exames de imagem
Niemeyer lembra com precisão do impacto ao ver o equipamento pela primeira vez, enquanto estudava em Londres:
“Quando eu cheguei lá e vi aquilo, eu mandei uma carta pro meu pai dizendo: ‘Pai, aqui tem um aparelho que a gente vê o cérebro’. E aí ele ficou entusiasmado e, por uma coincidência, naquele mesmo ano, ele operou a filha do presidente [Ernesto] Geisel, que teve um problema sério, estava perdendo a visão.
[Ela] teve um resultado muito bom, e o Geisel queria retribuir de alguma maneira e meu pai disse, ‘Olha, traz uma tomografia pra Santa Casa’, que era onde a gente trabalhava. E a primeira tomografia nossa foi na Santa Casa da Misericórdia, numa doação que o Geisel conseguiu com um armador chinês. Foi a primeira do Brasil, o primeiro equipamento.“
Sabia dessa?
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!