
Veja o resumo da notícia!
- Bandcamp proíbe uploads de áudio e música criados por Inteligência Artificial a partir de 2026, visando proteger a criatividade e a paixão dos artistas.
- A plataforma justifica a medida para manter uma comunidade vibrante de criadores, proibindo o uso de IA para imitar artistas ou violar propriedade intelectual.
- Usuários do Bandcamp podem denunciar músicas suspeitas de serem geradas por IA, e a plataforma se reserva o direito de remover qualquer conteúdo do tipo.
- A decisão do Bandcamp foi bem recebida pelos usuários, que elogiaram a plataforma por valorizar artistas e oferecer um espaço diferente de outras.
- Enquanto o Bandcamp proíbe IA, Spotify enfrenta críticas por permitir, e Apple Music usa IA para playlists, contrastando com a política do Bandcamp.
O Bandcamp decidiu iniciar 2026 com uma nova regra: a plataforma proibiu oficialmente o upload de áudio e música gerados por Inteligência Artificial.
O anúncio foi feito nessa terça-feira (13) através do Reddit, com o Suporte do Bandcamp informando que as novas determinações surgiram por conta do impacto que a plataforma teve com “a enorme quantidade de criatividade e paixão que os artistas expressam no Bandcamp todos os dias”.
O site também afirmou que a aplicação das novas regras tem como intuito “proteger e manter” o Bandcamp como uma “comunidade vibrante de pessoas reais criando músicas incríveis”.
De acordo com as novas determinações, qualquer música ou áudio que seja “gerada total ou substancialmente por IA” passa a ser terminantemente proibida no Bandcamp. Além disso, o uso de ferramentas de IA para “imitar outros artistas ou estilos é estritamente proibido”, o que dá continuidade às políticas existentes destinadas a proibir “a falsificação de identidade e a violação de propriedade intelectual”.
Bandcamp proíbe música gerada por Inteligência Artificial na plataforma
O Bandcamp pediu aos seus usuários para acessarem as ferramentas de denúncia da plataforma caso encontrem músicas ou áudios que pareçam ter sido criados inteiramente ou com forte dependência de IA generativa.
O site ainda lembrou que tem o direito de remover qualquer música sob suspeita de ter sido gerada por Inteligência Artificial.
Segundo a CoS, a mudança parece estar sendo bem recebida pelos usuários e artistas no Reddit. Enquanto um internauta apontou que “o Bandcamp continua sendo o melhor lugar para publicar sua música”, outro comentou que a plataforma é “minha forma favorita de apoiar os artistas que amo, e fico contente que vocês continuem oferecendo um espaço diferente de outras plataformas de música”.
Enquanto o Bandcamp proíbe de forma definitiva a presença de IA em sua plataforma, o Spotify tem recebido duras críticas por permitir a presença contínua de faixas geradas por IA em sua rede.
Já a Apple Music faz uso do recurso de maneira específica, focando na criação de playlists através da IA. E você, o que acha de tudo isso?
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR
Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!