
O NX Zero movimentou as redes sociais nesta segunda-feira (13) ao compartilhar um pronunciamento.
Apesar do texto não citar o nome de nenhum membro da banda, muitos internautas apontaram que o comunicado seria uma reação aos posicionamentos do baixista Caco Grandino, que nos últimos anos tem se manifestado publicamente em apoio a pautas da extrema-direita.
A nota de esclarecimento que foi divulgada no Story do Instagram do NX Zero diz:
“O NX Zero tem cinco integrantes, cada um com sua vida e suas opiniões, que não representam o grupo como um todo. A banda não apoia discursos antidemocráticos e reforça que sua música é e sempre será um espaço de liberdade, respeito e união, jamais de divisão.”
NX Zero faz nota de esclarecimento sobre “discursos antidemocráticos”
Após a repercussão do pronunciamento, internautas resgataram publicações de Caco, entre elas um story recente com a imagem de uma sandália da Havaianas pegando fogo. Acompanhando a imagem, o baixista chamou de “manipulação ideológica” e “publicidade militante” a propaganda da Havaianas na qual a atriz Fernanda Torres comenta que as pessoas deveriam começar o ano com os dois pés, ao invés de só com o pé direito.
Enquanto isso, o baterista Daniel Weksler republicou em seu story o comunicado postado pelo NX Zero e em seguida compartilhou um post que celebra a vitória do filme O Agente Secreto no Globo de Ouro 2026 e relembra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O último show realizado pelo NX Zero foi no Rock in Rio em setembro de 2024, e até o momento a banda não apresentou nenhum indício de que irá se reunir novamente para novas apresentações.
Confira abaixo as publicações citadas, incluindo a nota de esclarecimento do NX.
