
Veja o resumo da notícia!
- Ataque terrorista durante celebração de Hanukkah em Sydney causa mortes e feridos, gerando comoção e forte reação da banda Garbage.
- Vocalista do Garbage, Shirley Manson, profere discurso contra a intolerância durante show na Ópera de Sydney, após o atentado.
- Garbage expressa solidariedade às vítimas e critica o antissemitismo e a islamofobia em publicação nas redes sociais.
- Banda altera repertório e toca 'Fix Me Now' em homenagem às vítimas, refletindo sobre superação e esperança após o ataque.
- Ato terrorista é confirmado como ataque à comunidade judaica, com destaque para a bravura de homem que desarmou um atirador.
Uma celebração do festival judaico de Hanukkah realizada na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, foi alvo de um atentado terrorista no último domingo (14). Poucas horas depois depois do ataque que deixou ao menos 16 mortos e 40 pessoas feridas, a banda Garbage subiu ao palco para um show na prestigiada Ópera de Sydney e, comovida pelo ocorrido, a vocalista Shirley Manson decidiu se manifestar.
Durante a performance da banda norte-americana, a cantora abordou a tragédia através de um discurso forte sobre intolerância:
“Este mundo se tornou incrivelmente assustador, violento, odioso e intolerante, e acho que a única coisa que realmente podemos fazer, como pessoas que não acreditam em toda essa separação e intolerância, é tentar professar nosso amor uns pelos outros.
Nós sempre fomos uma banda que acreditou que somos um só povo sob um só sol. Não importa qual Deus você adora, a cor da sua pele, o seu gênero, a sua orientação sexual, o que você gosta de comer, as roupas que você gosta de usar, como você gosta de exibir suas partes íntimas, se você usa sutiã ou não. Vocês entenderam o que eu quis dizer? É tudo tão estúpido, temos pessoas no poder nos dizendo para nos odiarmos, para nos destruirmos.”
Shirley Manson faz discurso forte sobre intolerância após ataque em Sydney
No mesmo dia, a banda usou sua conta oficial do Instagram para se pronunciar sobre o ataque e revelou que “seis de nossos queridos familiares estavam na praia de Bondi poucas horas antes desse incidente horrível”. Na legenda da publicação, a banda declarou:
“Os nossos corações estão com as vítimas e as suas famílias sobreviventes que agora estão a lidar com perdas insondáveis e desgosto. Nós amamos tanto você Sydney.
Foda-se todo esse antissemitismo vil. Foda-se a islamofobia. Os assassinatos têm que parar. É insano e extremamente cruel. Precisamos encontrar uma saída. Simplesmente não podemos continuar nos machucando dessa forma.”
Por conta da situação, o Garbage fez uma mudança de última hora em seu repertório, optando por tocar a música “Fix Me Now”, do álbum homônimo de 1995, pela primeira e única vez durante a etapa australiana da turnê. Na faixa, a cantora diz:
“As coisas não precisam ser assim / Me encontre em um dia melhor / Me enterre acima das nuvens / Bem longe daqui / Leve embora as coisas de que preciso / Leve embora meu medo”
De acordo com o primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, Chris Minns, “o ataque foi planejado para atingir a comunidade judaica de Sydney, no primeiro dia do Hanukkah” (via g1), tendo sido realizado por dois homens que dispararam tiros contra as pessoas que comemoravam o festival. Um dos atiradores foi desarmado por um homem chamado Ahmed al Ahmed, que viralizou por sua bravura para evitar cenas ainda piores.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!