Músicas com IA são banidas de rádio nos EUA
Foto via DepositPhotos

Veja o resumo da notícia!

  • iHeartRadio proíbe o uso de músicas e vozes artificiais geradas por IA em todas as suas plataformas de transmissão.
  • Lançamento da iniciativa “Guaranteed Human” para reforçar a confiança dos ouvintes na autenticidade do conteúdo.
  • Decisão acompanha o debate sobre direitos autorais e legitimidade artística em relação às músicas criadas por IA.
  • Pesquisa da iHeartMedia aponta que ouvintes buscam conexão humana, além de música e informação, no rádio.

A iHeartRadio se pronunciou recentemente no debate sobre o uso de Inteligência Artificial na música e assumiu uma postura firme em sua decisão mais recente.

A empresa anunciou em um novo memorando interno compartilhado com os funcionários (via Los Angeles Times) que será proibido o uso de música gerada por IA e vozes artificiais em todas as suas plataformas.

O comunicado escrito por Tom Poleman, chefe de programação da empresa, aponta que não irá tocar músicas em que vozes artificiais sejam apresentadas como artistas reais em transmissões de rádio, serviços de streaming ou podcasts.

iHeartRadio proíbe músicas e artistas gerados por IA em sua programação

Em apoio à sua nova determinação, a iHeartRadio anunciou o lançamento do “Guaranteed Human”, que em tradução livre significa “Humano Garantido”.

A iniciativa indica que os DJs de suas estações de rádios vão precisar incluir em seus contratos de apresentação uma frase afirmando que são “Guaranteed Human”, reforçando a confiança dos ouvintes em um momento em que o conteúdo gerado artificialmente está se tornando mais difícil de distinguir de vozes reais.

A decisão surge em meio a um intenso debate na indústria musical em geral, à medida que faixas geradas por IA conquistam popularidade significativa e provocam discussões sobre direitos autorais e legitimidade artística.

Os novos segmentos do iHeartRadio também estão de acordo com os resultados de uma pesquisa da iHeartMedia, que mostrou que os ouvintes sintonizam o rádio por mais do que apenas música e informação. Segundo Lainie Fertick, presidente de insights da empresa, “os consumidores não estão apenas em busca de conteúdo, eles estão em busca de conexão”.

Tomara que a moda pegue!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR

Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!