
Veja o resumo da notícia!
- Estreia de Bugonia, novo filme de Yorgos Lanthimos com Emma Stone, mistura comédia sombria e ficção científica, adaptado de obra sul-coreana.
- Trama de sequestro e paranoia, onde CEO é tida como alienígena, levanta questões sobre sanidade e medo do desconhecido, com humor ácido.
- Filme explora a perversidade humana e o estilo provocador de Lanthimos, com potencial para indicações no Oscar 2026 e categorias técnicas.
Na última quinta-feira (27), estreou nos cinemas brasileiros o aguardado longa Bugonia, dirigido por Yorgos Lanthimos em mais uma parceria do cineasta grego com a atriz Emma Stone, que também figura na produção do filme.
Adaptado do cult sul-coreano Save the Green Planet! (2003) por Will Tracy, o filme narra uma trama sustentada através da ideia de uma paranoia conspiratória e crítica social, misturando comédia sombria com ficção científica.
Na história, a empoderada CEO Michelle Fuller, interpretada por Emma, é sequestrada por dois homens, vividos por Jesse Plemons e Aidan Delbis, que estão convencidos de que ela é uma alienígena infiltrada na Terra e que planeja destruir o planeta. O rapto da executiva, rendida em sua própria mansão e mantida refém na casa dos sequestradores, tem o propósito de obter a “verdade” dela.
Nesse momento, o espectador começa a refletir se, de fato, Michelle poderia ser um extraterrestre, ou se tudo não passa de uma alucinação compartilhada em família, já que os seus algozes são primos e têm um histórico com a empresa comandada por ela.
Com altas doses de humor sarcástico e terror psicológico, Bugonia, que ainda coloca em pauta o medo do desconhecido, promete ao fã de cinema uma experiência diferente de tudo o que ele já viu, muito por conta das características únicas da filmografia de Lanthimos, que, cada vez mais, é reconhecido por seu estilo provocativo e até surreal.
Não é raro, por exemplo, o diretor deixar as pessoas desconfortáveis com cenas absurdas, que, muitas vezes, tem o propósito de discutir a condição humana através do choque ou da estranheza.
Recentemente, os sucessos de bilheteria e de crítica tanto de Pobres Criaturas (2023) quanto de Tipos de Gentileza (2024) estabeleceram o status de Yorgos como um dos nomes contemporâneos mais instigantes no cenário atual do cinema no mundo.
Com Bugonia não deve ser diferente e o longa, cotado para ser um dos destaques no Oscar 2026, aposta na perversidade humana aliada a diálogos ácidos e um ritmo ágil para traçar sua narrativa, sempre repleta de autoralidade. Stone, com sua versatilidade, foi capaz de se adaptar ao estilo peculiar de Lanthimos, que costuma navegar entre a sátira social e a introspecção.
Bugonia pode ser um dos principais destaques do Oscar em 2026
Mais uma vez favorita na categoria de Melhor Atriz na maior premiação de cinema do mundo, Emma impressiona na telona principalmente nos momentos de transição entre sua aparente submissão na dinâmica do sequestro e a manipulação emocional que ela busca para escapar daquela situação desfavorável, o que, por diversas vezes, intensifica a tensão de Bugonia.
No geral, o filme se difere dos típicos dramas de época ou das biografias que costumam dominar a temporada de prêmios e, nessa perspectiva, a ousada obra de Lanthimos, que deve receber indicações também em categorias técnicas, pode se sobressair. Em Bugonia, a fantasia invade o cotidiano e o delírio domina a tela como um espelho distorcido que, paradoxalmente, reflete com precisão os nossos próprios exageros.
No fim, somos abandonados com a incômoda sensação de que a verdadeira ficção não está nas criaturas que o longa evoca, mas na nossa insistência em acreditar que ainda controlamos a colmeia.
Confira o trailer de Bugonia logo abaixo!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS
Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!