Nicolás Maduro pede trégua aos EUA cantando “Imagine”, de John Lennon
Crédito: Governo venezuelano/Reprodução/YouTube

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, surpreendeu seus apoiadores ao pedir paz aos Estados Unidos de uma forma um tanto quanto inusitada.

Durante um comício realizado no último sábado (15) em Miranda, o líder chavista cantou um trecho do hit pacifista de John Lennon, “Imagine”. A música foi tocada nos alto-falantes e acompanhada pelos apoiadores do político, que aplaudiam e cantavam a faixa.

Maduro entoou o trecho “imagine all the people” (“imagine todas as pessoas”) e declarou para as autoridades e os presentes no comício:

“É o momento de acreditar na convivência e na esperança”.

Vale lembrar que “Imagine” foi lançada pelo ex-Beatle em seu disco homônimo de 1971 e, segundo o músico, grande parte da letra foi escrita por sua esposa, Yoko Ono. A música que pede por paz no mundo já ganhou inúmeras versões ao longo dos anos, mas vai ser difícil achar uma mais inusitada do que essa, hein?

Nicolás Maduro pede trégua aos EUA cantando “Imagine”, de John Lennon

O novo apelo surge em meio à tensão vivida nas últimas semanas entre Caracas e Washington. Os Estados Unidos aumentaram a presença militar no Caribe sob o argumento de combater o que a Casa Branca chama de “narcoterrorismo”.

A ação foi colocada em prática quando Pete Hegseth, que o governo Trump passou a tratar oficialmente como “secretário de Guerra”, anunciou a operação Lança do Sul (Southern Spear). A operação mobiliza o Comando Sul e uma força-tarefa focada em atingir organizações envolvidas no tráfico internacional (via g1).

Dados divulgados pelo governo americano apontam que já foram realizados 20 ataques contra embarcações suspeitas de tráfico, resultando em 80 mortes, principalmente na região caribenha.

Enquanto Maduro criticou a mobilização dos EUA, Trump voltou a acusar o presidente da Venezuela de liderar redes internacionais de narcotráfico, o que Maduro nega firmemente.

Em resposta às ações dos EUA, Caracas anunciou uma mobilização militar em todo o país e acusa Washington de “fabricar uma guerra” para legitimar uma possível intervenção e remover o governo chavista do poder.

Após a declaração, os rumores sobre um possível ataque terrestre aumentaram. No entanto, em entrevista recente à CBS, Donald Trump reforçou a incerteza de suas ações: “não vou dizer o que vou fazer com a Venezuela”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!