
Nesta sexta-feira (31), às 21h30, estreará pelo Canal Brasil a série documental Primavera nos Dentes – A História do Secos & Molhados, que conta os bastidores da banda liderada por Ney Matogrosso nos anos 1970.
A produção em quatro capítulos revela, por exemplo, que o fim do grupo se deu por divergências em relação à divisão de cachês entre os integrantes, como contou Ney durante evento de lançamento da série (via UOL):
“Acabou por causa disso [divisão de cachê]. Não foi por outra coisa. O nosso acerto inicial era assim: que todo o dinheiro que entrasse seria dividido igualmente entre os três.”
Além de Matogrosso, que hoje está com 84 anos, a formação principal da banda era completada por Gerson Conrad e João Ricardo, que não autorizou o uso de músicas do Secos & Molhados na série e promoveu uma disputa judicial entre ele, fundador do grupo, e a Santa Rita Filmes.
Ney, por outro lado, se mostrou aliviado pelo fato da produção não ter se transformado em uma troca de farpas com o ex-colega:
“Eu estava com medo de uma coisa: que tivesse alguém falando mal de alguém. Isso não existe. Eu me sentiria mal se estivesse dentro de um projeto para falar mal de alguém. E não é o caso. Lamentamos não ter as músicas, que são todas maravilhosas, mas resolvemos de uma outra maneira.”
Para compensar a ausência da rica musicalidade do Secos & Molhados na trilha sonora, a produtora convidou o pianista Emilio Carrera e o baixista Willy Verdaguer a voltarem aos estúdios e criarem músicas originais inspiradas na sonoridade do icônico grupo. Ney e Gerson, dessa forma, dividiram os vocais em “Ouvindo o Silêncio”.
Como assistir à série Primavera nos Dentes, do Secos & Molhados
Como dissemos, o episódio de estreia vai ao ar hoje (31), às 21h30, e a série continuará sendo exibida no mesmo horário nas próximas semanas, sempre no Canal Brasil, disponível pelo Globoplay e também por meio das principais operadoras de TV por assinatura, como SKY Brasil e Claro, além de canais específicos.
Aproveite para conferir o clipe de “Ouvindo o Silêncio” e um trecho de Primavera nos Dentes divulgado com exclusividade pelo TMDQA! ao final da matéria!
Ney Matogrosso lançou vinil de “Bandido” com edição para celebrar meio século do disco
Em parceria com o Noize Record Club, Ney Matogrosso apresentou no início do mês a edição em vinil do disco Bandido, lançado em 1976.
Um dos mais importantes álbuns da MPB, o clássico conta com sucessos como “Bandido corazón” e assinantes do clube receberam o vinil acompanhado pela Revista Noize #165, com matérias inéditas sobre uma das fases mais icônicas da carreira do artista.
Ao misturar o Rock ao Bolero e Samba, Bandido trouxe Ney em seu auge vocal e performático, se tornando um marco para a consolidação do artista como um dos maiores intérpretes da música brasileira.
Nas gravações, Matogrosso foi acompanhado pela banda Terceiro Mundo, formada por Roberto de Carvalho (guitarra), Jorge Olmar (violão), Berloque (bateria), Marcelo Salazar (percussão), Elias Mizrahi (teclas) e Jorge Carvalho (baixo).
As participações especiais do álbum tiveram Gilberto Gil tocando violão em “A Gaivota” e Jaques Morelenbaum tocando cello nas faixas que trazem arranjos de cordas. Quem comprou o seu exemplar?
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL
Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!