Jimmy Page fala sobre relação com o Rock
Reprodução/YouTube

Jimmy Page é um artista ideal para definir o que o Rock representava em seu auge. No comando da guitarra do Led Zeppelin, o músico ajudou a construir um dos catálogos mais influentes e reverenciados da história da música, contribuindo com um legado que foi muito além da era de ouro do Rock dos Anos 70.

Apesar de sua admiração por alguns pioneiros do Blues e do Rock, Page nunca foi conhecido por distribuir elogios com frequência. O icônico guitarrista chegou até a criticar publicamente artistas do Glam Rock dos Anos 70 que continuavam brilhando nas paradas musicais enquanto os pioneiros originais já estavam explorando outras sonoridades.

A verdade é que apenas algumas bandas e artistas que também estavam em destaque no período de muito sucesso do Led Zeppelin foram homenageadas por Jimmy Page.

Confira abaixo uma lista reunida pelo Far Out com as bandas favoritas do guitarrista e os comentários feitos por ele sobre cada uma delas, e aproveite para clicar aqui e conhecer uma banda recente que chamou a atenção do lendário guitarrista!

3 bandas e artistas de Rock que conquistaram Jimmy Page, do Led Zeppelin

Rolling Stones

Os Rolling Stones integraram a lista de bandas de Rock clássico de destaque do início dos Anos 70. O grupo, que foi enaltecido da mesma forma que Led Zeppelin e The Who naquele período, chegou a equivaler a relevância dos Beatles no final dos Anos 60 com suas obras que incluíam referências norte-americanas do Country e do Blues.

Page foi apresentado ao grupo liderado por Mick Jagger pelo engenheiro de som Glyn Johns, quando costumava trabalhar em estúdio antes da formação do Led Zeppelin. Sendo um forte admirador do Blues, Jimmy já demonstrou ser um dos fãs mais entusiasmados dos Stones durante o surgimento da banda. No livro Light and Shade: Conversations with Jimmy Page, de Brad Tolinsk, o guitarrista apontou:

“Finalmente fui vê-los e fiquei realmente impressionado. Eles realmente capturaram a essência do groove de Muddy Waters. Brian Jones, em particular, estava tocando de forma muito autêntica”.

Little Feat

Quem também ocupa um lugar especial no coração de Jimmy Page é o grupo de Los Angeles Little Feat. Apesar de não ser lembrada constantemente como outros grandes nomes, a banda foi definida pelo guitarrista do LZ como seu “grupo americano favorito”, conforme ele disse em uma entrevista à Rolling Stone em 1975.

A banda foi formada por Lowell George e Bill Payne, ex-membros do Mothers of Invention, e suas obras unem elementos do blues, folk e soul com raízes no folk, conquistando Page com seu rock despojado.

Quando enalteceu a banda, Jimmy também contou que, certa vez, o procurador-geral dos EUA havia feito uma reclamação ao hotel de Los Angeles onde o Led Zeppelin estava hospedado, lamentando que os discos da Little Feat estivessem tocando muito alto no andar de baixo.

Jeff Beck

É difícil um grande guitarrista não incluir o lendário Jeff Beck em sua lista de músicos favoritos. Depois de ter trabalhado no trio Yardbirds ao lado de Page e Eric Clapton, e também em sua banda homônima e no power trio Beck, Bogert & Appice, Beck usou sua carreira solo para experimentar diferentes vertentes.

Dedicando-se principalmente a composições instrumentais, Jeff foi desde blues e jazz fusion até música eletrônica e música clássica nas faixas que o acompanharam até seu falecimento em 2023. No documentário de 2018 Still On The Run: The Jeff Beck Story, Jimmy Page elogiou o músico:

“Todo mundo respeita o Jeff. Ele é um músico extraordinário e desenvolveu uma técnica tão complexa que é uma beleza de se ver, ouvir e sentir”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!