Abacaxepa enaltece a potência do trabalho coletivo em seu novo disco
Divulgação

O Abacaxepa compartilhou com os fãs o seu novo disco, ANTES QUE VOCÊ SE ESQUEÇA, que reforça a potência criativa do grupo e apresenta faixas autorais com reflexões sobre o tempo, a identidade, o amor e a resistência.

O grupo formado por três vocalistas – Bruna Alimonda, Rodrigo Mancusi e Carol Cavesso – e quatro instrumentistas – Vinicius Furquim (Teclados e Vocais), Ivan Santarém (Guitarras), Fernando Sheila (Baixo), e Juliano Veríssimo (Bateria) – contou ao TMDQA! o que foi mais interessante e desafiador durante o processo de construção do seu terceiro álbum de estúdio:

“O mais interessante foi, com certeza, poder nos permitir ter tempo. Foi um processo de mais de um ano e meio, em que nos encontramos semanalmente e nos dedicamos com muita vontade à criação desse novo disco.

Já o maior desafio ficou na parte de organizar as ideias e consolidar o conceito, ao todo foram cerca de 20 músicas compostas até chegarmos nas 9 que fazem parte do álbum.”

Parte fundamental dessa nova fase da banda foram as colaborações com a cantora, compositora e percussionista pernambucana Alessandra Leão em “Qualquer Canto” e com a cantora e compositora paraibana Cátia de França em “Onça”. Segundo o grupo, as parcerias surgiram de forma natural e agregaram com o resultado final do disco:

“Sempre tivemos vontade de ter participações nas nossas músicas, e nesse álbum isso aconteceu de forma muito natural. Desde o início das composições já visualizávamos as duas tocando e cantando com a gente. Alessandra Leão e Cátia de França são artistas que nos inspiram há muito tempo, tanto pela força poética quanto pela liberdade estética. Dentro da narrativa do disco, representam a ideia do passado, presente, resistência e memória.”

Abacaxepa revela referências do novo disco ANTES QUE VOCÊ SE ESQUEÇA

Com produção de Zé Nigro, ANTES QUE VOCÊ SE ESQUEÇA enaltece o potencial da banda em explorar uma sonoridade original, mesclando a Música Popular Brasileira com elementos da psicodelia e com ritmos latino-americanos. Sobre esse diálogo entre os diferentes estilos musicais, o Abacaxepa acredita que isso marca sua geração e também a própria história cultural do Brasil.

Outro marco do grupo é o fato dele ser composto por sete integrantes, algo raro na cena independente atual. Ao TMDQA!, a banda aponta que pretende seguir firme com seu propósito de ser um coletivo e explica:

“Ser uma banda grande hoje é um ato político, é remar contra a lógica que valoriza o indivíduo acima do coletivo. O Abacaxepa é um exercício constante de convivência, aprendizado e divergência. Nem sempre é fácil, mas é um processo profundamente rico e energizante, que revela exatamente a potência do trabalho coletivo da banda.”

Os músicos ainda declararam que seu novo disco, sucessor de Perto da Boca (2023), também marca um amadurecimento do grupo tanto na parte técnica como pessoal:

“Esse disco apresenta uma maturidade não apenas individual de cada integrante quanto cantor/músico e compositor, mas também como coletivo, que entende os seus pontos de potência, personalidade e aprofunda suas pesquisas. Às bases foram gravadas ao vivo e, pela primeira vez, as vozes também, em diferentes cabines sem nem ao menos se olharem, o que evidencia uma conexão profunda, que só é possível em um coletivo que pesquisa junto há tanto tempo, que só seria possível em uma banda. Abacaxepa é uma pesquisa e uma escola pra nós.”

Ao longo do processo de criação de ANTES QUE VOCÊ SE ESQUEÇA, o Abacaxepa se inspirou em projetos que, de certa forma, conversam com os temas e sonoridades apresentadas no álbum.

A banda apontou que entre os discos que foram seus melhores amigos durante a construção do álbum estão obras como 20 Palavras Girando ao Redor do Sol (1979), de Cátia de França; Língua (2015), de Alessandra Leão; Pirão de Peixe com Pimenta (1977) de Sá & Guarabyra; Caju (2024) de Liniker; Dharma (2015) de Gudicarmas e o álbum homônimo de 1974 do Ave Sangria.

Ouça no player abaixo o novo disco do Abacaxepa!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!